Grupo Folclórico Bergfreunde comemora 40 anos de dança e tradição em Domingos Martins
Publicado em 28/02/2024 às 08:56
O Grupo Folclórico Bergfreunde de Domingos Martins celebra essa semana os 40 anos de existência. O 1º grupo folclórico alemão do estado do Espírito Santo, criado em 25 de fevereiro de 1984, remonta ao cenário de Campinho os valores culturais e históricos da cidade.
O grupo folclórico se consolidou como um pilar para a cidade de Domingos Martins e é um guardião da rica herança cultural alemã. A história do Bergfreunde remonta à década de 70, antes mesmo de sua estreia em 1984. Tudo começou com Joel Velten, que, durante um intercâmbio em uma cidade de imigrantes alemães nos Estados Unidos, se inspirou ao assistir a um grupo de danças germânicas em uma pequena feira.
Ao retornar a Domingos Martins, Joel compartilhou sua visão, planejou e reuniu 32 jovens motivados a aprender danças folclóricas e a confecção dos trajes típicos vindos de Feliz, no Rio Grande do Sul, a convite de Joel.
O grupo fundador dedicou 25 dias de esforço e os integrantes aprenderam as suas primeiras 12 danças, culminando na apresentação inaugural em 25 de fevereiro de 1984, no “Baile do Chucrute”, realizado no salão do CNEC.
Assim nasceu o “Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Campinho”. Seu compromisso em resgatar, preservar e difundir essa cultura, inicialmente ameaçada pelo esquecimento pós-Segunda Guerra Mundial, não apenas contribuiu para a identidade local, mas também para o panorama cultural do Espírito Santo.
Texto: Bruno Caetano/ Foto: Mídias Sociais