Arte, Crônicas e Poesia
Grande Lição
Publicado em 29/09/2023 às 09:35
Conheci Manaus/AM num período difícil da minha vida, onde eu me encontrava decepcionada, magoada e triste com o comportamento de alguns seres humanos, que certamente precisam se reumanizar… foi no período da manhã, de um ensolarado domingo, que decidi fazer um passeio de barco na intenção de espairecer, conhecer a vitória régia, ver o boto cor de rosa, também o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.
Iniciamos o passeio e tudo era uma agradável novidade, conhecemos um restaurante flutuante, compramos artesanato local, tiramos fotos, vimos o boto, e de repente o guia, muito carismático nos explicava tudo com muito entusiasmo e dizia que estávamos nos aproximando do tão esperado momento, que era conhecer o maior fenômeno hidrológico do mundo – o encontro das águas!
Ao avistar essas águas nossa euforia fluía e ao nos aproximar dessas águas as lágrimas rolaram, o barco circulava em volta dessas águas e aprendíamos que são três as causas desse espetáculo: densidade, temperatura e velocidade das águas, as do rio Negro são escuras e quentes, e as águas do rio Solimões são frias. Filmamos, fotografamos e contemplamos aquele espetáculo da natureza.
Ao fim do passeio, concluí que aprendi uma grande lição:
Se essas águas correm paralelas por aproximadamente oito quilômetros, eu também posso conviver com certas pessoas e não me misturar a elas, somente respeitar.
Respeitar as diferenças, respeitar a individualidade e tentar viver bem, mas sem fusão, lado a lado…, mas sem prejudicar a minha essência.
P.S. Negro? Pra mim…clareou.
Só limões? Disso resolvi fazer uma limonada, e daquele passeio aprendi uma grande, feliz e ímpar lição para toda a minha vida.