Governo do Estado Inaugura Sala de Atendimento Exclusiva para o Projeto Recupera
Publicado em 10/10/2024 às 10:40
Foto: Governo ES
Recupera, localizada na Delegacia Regional de Vitória. Essa nova estrutura visa atender pessoas intimadas pelo projeto, permitindo a recuperação e devolução de celulares a seus verdadeiros proprietários.
Com a criação deste espaço, o Projeto Recupera agora possui um endereço fixo na Região Metropolitana de Vitória, concentrando o atendimento para residentes da Grande Vitória que receberem intimações. Inicialmente, a sala funcionará em dias agendados, conforme as intimações enviadas.
O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, e do delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda. A sala do Projeto Recupera está equipada para coleta de depoimentos, lavraturas de documentos, recuperação e restituição de aparelhos celulares.
A unidade está situada no 2º pavimento da 1ª Delegacia Regional de Vitória, na Rua Maria de Lurdes Garcia, 428, Ilha de Santa Maria (antiga sede da Guarda Municipal).
“O Projeto Recupera começou com um piloto que enviou 500 mensagens e resultou na recuperação de mais de 200 aparelhos. Com as 280 mensagens expedidas recentemente, conseguimos recuperar mais 80 dispositivos, totalizando 300 aparelhos recuperados desde o início do projeto. Esta nova unidade da Polícia Civil permitirá que nossos agentes trabalhem de forma permanente na recuperação e devolução de celulares, além de intensificarmos a fiscalização sobre lojas que compram aparelhos roubados”, destacou o governador.
O delegado-geral, José Darcy Arruda, ressaltou a importância da sala como um ponto de referência para a população. “Com esta estrutura, podemos centralizar nossas ações, oferecendo um espaço dedicado para que os cidadãos busquem informações sobre celulares furtados ou roubados”, afirmou.
Durante a inauguração, o governador participou da devolução de aparelhos recuperados na segunda fase do Projeto. Em setembro, 280 intimações foram expedidas, resultando em 84 aparelhos recuperados. Na primeira fase, que começou em julho, foram enviados 502 intimações, com mais de 200 celulares devolvidos.
“É gratificante ver cidadãos como a dona Creuza recuperando seus celulares, produtos de muito sacrifício, levados por criminosos. A tecnologia e a inteligência policial têm sido aliadas no combate à criminalidade, resultando em ações eficazes do Governo do Estado”, disse o vice-governador Ricardo Ferraço.
O secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, ressaltou a evolução do projeto e sua estruturação para atender ainda mais pessoas no futuro. “Buscamos um espaço dedicado, ampliando a equipe e melhorando o atendimento, tanto para quem devolve quanto para quem recupera seus aparelhos”, afirmou.
Sobre o Projeto
O Projeto Recupera é uma iniciativa do Governo do Estado voltada ao combate a roubos e furtos de celulares, que visa a recuperação de dispositivos subtraídos e a restituição a seus legítimos proprietários. Desde o início das operações em julho deste ano, quase 800 intimações foram enviadas, partindo do registro de Boletins de Ocorrência.
Através de tecnologias avançadas e em colaboração com operadoras de telefonia, os aparelhos com restrição de furto e roubo são identificados pelo IMEI, e a Polícia Civil envia intimações por WhatsApp, orientando os detentores a comparecerem à delegacia.
Os cidadãos devem levar um documento de identidade e, preferencialmente, o aparelho ao comparecer na data e hora informadas. O não comparecimento pode caracterizar crime de desobediência. As equipes da Polícia Civil também realizam diligências para localizar aqueles que não comparecerem.
Após a recuperação e os trâmites legais, os proprietários receberão uma intimação pelo mesmo número do WhatsApp para agendar a devolução do celular.
De julho a setembro de 2024, foram registrados 424 aparelhos recuperados, um aumento de 76,6% em comparação ao mesmo período de 2023. Além disso, os roubos e furtos de celulares apresentaram uma redução de 20%, passando de 5.489 em 2023 para 4.388 em 2024.
Fonte: Governo ES