Governo do Espírito Santo lança Operação Colheita 2025 para reforçar segurança no meio rural

Publicado em 27/03/2025 às 08:23

Compartilhe

WhatsApp-Image-2025-03-26-at-17.43.34-(1)

Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

O governador em exercício do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, lançou nesta quarta-feira (26) a Operação Colheita 2025. A iniciativa tem como objetivo reforçar o policiamento em áreas rurais de 73 municípios do estado durante o período de colheita de produtos agrícolas, como café, cana-de-açúcar, pimenta e outros cultivos. A operação será conduzida pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) entre 1º de abril e 30 de novembro.

Para viabilizar a ação, serão investidos R$ 6,6 milhões no pagamento da Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO). Esse aporte permitirá ampliar o efetivo policial nas regiões de colheita, garantindo mais segurança para produtores, trabalhadores rurais, comerciantes e moradores.

“Estamos lançando uma importante ação de segurança pública voltada ao meio rural. Esse é um alerta para quem pretende cometer crimes contra nossos agricultores nesse período. Saibam que estamos preparados! Nossas commodities agrícolas estão valorizadas, como o café, que alcançou o maior preço dos últimos anos. Precisamos garantir que nossos produtores realizem a colheita com segurança”, declarou Ricardo Ferraço durante a solenidade em Guaçuí.

Como parte da operação, a Polícia Militar intensificará o patrulhamento, realizando visitas tranquilizadoras a propriedades e estabelecimentos comerciais, além de abordagens a veículos e pessoas, para coibir crimes e infrações, especialmente nesse período de maior movimentação de trabalhadores e circulação de mercadorias.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou a importância do investimento para fortalecer a segurança no meio rural. “A Operação Colheita permite pagar as folgas dos policiais e reforçar o patrulhamento nas zonas rurais. Durante a colheita, muitas pessoas de fora chegam para trabalhar, o que pode aumentar a circulação de desconhecidos, o consumo de drogas e crimes patrimoniais. Além disso, o alto valor do café, da pimenta e de outros produtos pode atrair indivíduos mal-intencionados. Nosso objetivo é evitar que esses crimes ocorram”, explicou Damasceno.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, reforçou o compromisso da corporação com a segurança rural. “A Operação Colheita garante mais tranquilidade aos agricultores e trabalhadores do campo. Com patrulhamento especializado e visitas tranquilizadoras, fortalecemos a presença policial e estreitamos a relação com a comunidade rural”, destacou.

A solenidade contou com a presença dos prefeitos Vagner Rodrigues (Guaçuí), Nirro Emerick (Alegre), Toninho Gualhano (Bom Jesus do Norte), Paulino Lourenço (Irupi) e Dudu Queiróz (Divino de São Lourenço), além dos deputados estaduais Vandinho Leite e Dr. Bruno Resende e do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

Mosquito macro photography

Semana de Mobilização contra a dengue começa nesta segunda-feira (31)

potencial do cooperativismo

Potencial do cooperativismo é destaque em 2025

mais turma de bombeiro

Governo do Estado autoriza início de mais uma turma de formação de soldados do Corpo de Bombeiros

frutas brasileiras

Frutas brasileiras conquistam novos mercados internacionais

judocas do es

Com apoio do Voe Atleta, judocas disputam Campeonato Brasileiro Regional

observatorio da tuberculose

Observatório da Tuberculose no Espírito Santo realiza simpósio sobre o combate à doença

pequenas barragens

Mais de 1.300 pequenas barragens devem ser financiadas no Espírito Santo

mais formação de soldados

Polícia Militar terá mais uma turma de Soldados e mais vagas para oficiais em 2025