Governo do Espírito Santo lança Operação Colheita 2025 para reforçar segurança no meio rural
Publicado em 27/03/2025 às 08:23

Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES
O governador em exercício do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, lançou nesta quarta-feira (26) a Operação Colheita 2025. A iniciativa tem como objetivo reforçar o policiamento em áreas rurais de 73 municípios do estado durante o período de colheita de produtos agrícolas, como café, cana-de-açúcar, pimenta e outros cultivos. A operação será conduzida pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) entre 1º de abril e 30 de novembro.
Para viabilizar a ação, serão investidos R$ 6,6 milhões no pagamento da Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO). Esse aporte permitirá ampliar o efetivo policial nas regiões de colheita, garantindo mais segurança para produtores, trabalhadores rurais, comerciantes e moradores.
“Estamos lançando uma importante ação de segurança pública voltada ao meio rural. Esse é um alerta para quem pretende cometer crimes contra nossos agricultores nesse período. Saibam que estamos preparados! Nossas commodities agrícolas estão valorizadas, como o café, que alcançou o maior preço dos últimos anos. Precisamos garantir que nossos produtores realizem a colheita com segurança”, declarou Ricardo Ferraço durante a solenidade em Guaçuí.
Como parte da operação, a Polícia Militar intensificará o patrulhamento, realizando visitas tranquilizadoras a propriedades e estabelecimentos comerciais, além de abordagens a veículos e pessoas, para coibir crimes e infrações, especialmente nesse período de maior movimentação de trabalhadores e circulação de mercadorias.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou a importância do investimento para fortalecer a segurança no meio rural. “A Operação Colheita permite pagar as folgas dos policiais e reforçar o patrulhamento nas zonas rurais. Durante a colheita, muitas pessoas de fora chegam para trabalhar, o que pode aumentar a circulação de desconhecidos, o consumo de drogas e crimes patrimoniais. Além disso, o alto valor do café, da pimenta e de outros produtos pode atrair indivíduos mal-intencionados. Nosso objetivo é evitar que esses crimes ocorram”, explicou Damasceno.
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, reforçou o compromisso da corporação com a segurança rural. “A Operação Colheita garante mais tranquilidade aos agricultores e trabalhadores do campo. Com patrulhamento especializado e visitas tranquilizadoras, fortalecemos a presença policial e estreitamos a relação com a comunidade rural”, destacou.
A solenidade contou com a presença dos prefeitos Vagner Rodrigues (Guaçuí), Nirro Emerick (Alegre), Toninho Gualhano (Bom Jesus do Norte), Paulino Lourenço (Irupi) e Dudu Queiróz (Divino de São Lourenço), além dos deputados estaduais Vandinho Leite e Dr. Bruno Resende e do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo