Governadores do Sul e do Sudeste chegam a Pedra Azul para encontro regional

Publicado em 09/08/2024 às 09:28

Compartilhe

politica-09-08-Foto-Helio-Filho-SecomES-11o-Cosud-Pedra-Azul-capa

Texto: Julio Huber/ Fotos: Hélio Filho/SecomES

Os sete governadores dos estados do Sul e do Sudeste do Brasil estão em Pedra Azul, Domingos Martins, para a realização da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento teve início ontem (08), e entre os temas centrais deste encontro estão a adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a segurança pública.

A solenidade de abertura teve a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além de seis dos sete governadores da região: Renato Casagrande (Espírito Santo), Jorginho Mello (Santa Catarina), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro). O governador do Paraná, Ratinho Junior, chegou na manhã desta sexta-feira (09) para o encontro.

Em sua fala, o governador anfitrião destacou que esta nova edição do Consórcio é uma oportunidade de apresentar as potencialidades do Espírito Santo e a região turística de Pedra Azul. Segundo ele, o Cosud busca o fortalecimento das instituições públicas e, assim, da democracia, com relações institucionais que se baseiam no diálogo. Os sete estados integrantes do Cosud representam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

“O Consórcio de Integração Sul e Sudeste tem essa visão porque os estados ganharam um protagonismo que no passado não tinham. Os governadores tiveram que gerenciar crises históricas nunca antes enfrentadas, como a pandemia. Passamos a ter tarefas importantes e se os nossos estados funcionarem adequadamente, conseguimos de fato melhorar a vida dos brasileiros. O Cosud se organiza com o intuito de consolidar no país um projeto que seja inclusivo e que todas as regiões possam ser organizadas e equilibradas”, afirmou Casagrande.

Renato Casagrande – Governador ES

Durante a abertura, os governadores presentes fizeram uma saudação inicial e falaram sobre a importância da união dos sete estados. Em seguida, o ministro Ricardo Lewandowski comentou sobre a proposta do Governo Federal em incluir a segurança pública, de forma hierarquizada na Constituição. Ele informou que a proposta deverá ser amplamente discutida antes de ser levada à cabo.

“A segurança pública, assim como a saúde e a educação, merece ser colocada na Constituição, para permitir que a União tenha um papel maior na coordenação do Sistema Único de Segurança Pública, que por ter sido criado por uma lei ordinária não tem o condão de promover a integração dos entes federados, dos 27 estados membros da federação, mas também dos mais de cinco mil municípios do nosso país”, informou o ministro, sobre o objetivo do projeto de emenda à constituição que vem sendo discutido pelo Governo Federal.

A programação do Cosud Pedra Azul segue nesta sexta-feira (09) com a realização de 14 grupos de trabalho (GTs) com a participação de secretários estaduais das duas regiões. Os GTs irão acontecer em quatro pontos diferentes de Pedra Azul, aproveitando a beleza natural da região de montanhas capixabas para divulgar o turismo. Já os governadores se reúnem para discutir sobre os temas centrais desta edição. Clique aqui e assista a cerimônia de abertura com as falas dos governadores.

Grupos de Trabalho
1 – Agricultura e Pecuária
2 – Defesa Civil e Meio Ambiente
3 – Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomentos
4 – Direitos Humanos, Juventude e Política para as Mulheres
5 – Educação
6 – Esportes
7 – Governança, Procuradoria e Planejamento
8 – Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano
9 – Inovação e Governo Digital
10 – Saúde
11 – Segurança
12 – Turismo
13 – Fazenda, Previdência e Controladoria
14 – Cultura

COSUD – O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os Governos de ambas as regiões e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.

As áreas de meio ambiente, segurança pública, assistência social, cultura, infraestrutura, saúde, esporte, turismo, mobilidade, educação, desenvolvimento econômico, inovação, tecnologia e eficiência na gestão estão entre os temas discutidos.

Estes e outros assuntos são pauta da mobilização dos governadores e gestores dos sete estados envolvidos: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Estes estados acolhem mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros. Além disso, representam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Governo do ES

Confira a cobertura do evento:

Veja também

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes

Close-up of mosquito sucking blood from human arm.

Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos