Gastronomia
Goulash
Publicado em 16/01/2020 às 12:23
O goulash é um prato com origem húngara, de carne bovina cortada em cubos e rapidamente dourada em gordura quente, juntando-se então cebola e especiarias, sendo depois o conjunto cozido lentamente. O autêntico goulash, significando em húngaro “comida de vaqueiros”, era preparado pelos pastores, utilizando bastante páprica, que é obtida do pimentão vermelho seco e moído.
Na versão que preparei para o almoço de um sábado, que foi devidamente saboreado por mim, por minha esposa e por um casal de vizinhos e amigos na agradável casa deles em Domingos Martins, dei uma “incrementada”, refogando, na panela de pressão, um quilo do corte bovino denominado “capa de filé”, bem limpo e cortado em cubos grandes, em azeite e pasta caseira de alho e cebola. Depois de dourados, adicionei páprica picante, sal, pimenta do reino e uma taça de vinho tinto, além de cobrir tudo com água e deixá-los cozinhando até amolecer.
À parte coloquei uma 20 cebolinhas brancas descascadas e inteiras para cozinhar em água e, quando estavam al dente, acrescentei 3 cenouras descascadas e cortadas, cada uma, em 3 pedaços, deixando cozinhá-las junto.
Quando a carne estava quase que totalmente cozida, adicionei 3 linguiças finas defumadas, um pimentão vermelho cortado em cubos e uma lata de tomates pelados, tampei novamente a panela e deixei na pressão por mais uns 20 minutos, até o caldo engrossar.
No final, escorri as cebolinhas e as cenouras já cozidas e coloquei-as na panela de pressão, junto com todos os demais ingredientes, só para dar uma saborizada a mais. Corrigi o sal e a pimenta e servi numa travessa de louça! O acompanhamento foi uma massa cozida tipo “parafuso” (fusilli), temperada ao “alho e óleo” e salpicada com queijo parmesão ralado, sendo que, para beber, abrimos um vinho tinto português encorpado, que harmonizou muito bem com esta preparação! Já deu até vontade de preparar novamente…