Golfinhos-nariz-de-garrafa são os únicos mamíferos do mundo com ‘sexto sentido’

Publicado em 18/07/2024 às 12:05

Compartilhe

A beautiful shot of a Common bottlenose dolphin living his best life under the sea

Foto: Freepik

Além de superinteligentes, simpáticos com os humanos e ótimos nadadores, os golfinhos-nariz-de-garrafa têm outro benefício: um sexto sentido.

Nós temos paladar, tato, olfato, audição e visão que são suficiente para os humanos. Já os golfinhos têm um a mais: a eletrorrecepção, segundo os pesquisadores da Universidade de Rostock e do Zoológico de Nuremberg, na Alemanha, conduziram um experimento com dois golfinhos em cativeiro chamados Dolly e Donna.

Os golfinhos foram treinados para pressionar seus focinhos contra uma barra de metal com eletrodos na água, o que gerava um estímulo aleatório.

Utilizando lanches saborosos de peixe como recompensa, os golfinhos aprenderam a nadar para longe da barra se sentissem algum estímulo, e a permanecer no lugar se não sentissem nada.

O estudo revelou que os golfinhos conseguem detectar campos elétricos tão fracos quanto 2,4 e 5,5 microvolts por centímetro através dos poros em seus focinhos.

Embora não sejam tão sensíveis quanto tubarões e arraias, os golfinhos demonstraram habilidade em usar a eletrorrecepção para detectar campos elétricos fracos nos corpos de suas presas durante a caça, conforme descobriram os cientistas.

“A sensibilidade a campos elétricos fracos ajuda o golfinho a procurar peixes escondidos em sedimentos nos últimos centímetros antes de capturá-los”, o pesquisador principal Guido Dehnhardt.

Ele acredita ainda que a capacidade dos golfinhos de sentir eletricidade pode ajudá-los em outras áreas, como, por exemplo, na orientação em relação ao campo magnético da Terra.

Fonte: Portal IG

Veja também

capa

Cinco destinos imperdíveis no Espírito Santo para colocar na lista de viagens em 2025

capa - feiras

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper

Imagem do WhatsApp de 2024-12-26 à(s) 11.10.02_3b1a4e35

Seminarista de Marechal Floriano será ordenado diácono na Catedral Metropolitana de Vitória

Conteúdo patrocinado / Foto: PMMF

Servidores da educação de Marechal Floriano receberam abono salarial de R$ 2 mil

WhatsApp Image 2024-12-20 at 12.18.12

O Governo do Estado destina 13 milhões para revitalizar a Rota dos Lagos, promovendo o desenvolvimento econômico de Venda Nova do Imigrante e Castelo

1110821-tanrg_abr_04032018_7161_1

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

49690

Avião com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade