Gestão sustentável da água é tema de encontro na Seag

Publicado em 17/10/2019 às 11:52

Compartilhe

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou, nesta quarta-feira (16), um encontro com 17 instituições ligadas direta e indiretamente ao sistema da agricultura no Espírito Santo. A reunião aconteceu na sede da Secretaria, em Vitória.

A pedido do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) a reunião teve como objetivo principal discutir novas alternativas para reservação, recarga e o uso consciente da água.

Foram discutidos temas como priorização na gestão de água nas bacias hidrográficas, análise na concessão de outorgas para o uso dos recursos hídricos, barragens, linhas de crédito acessíveis que possibilitem ao agricultor o aumento da reserva de água em suas propriedades, além de métodos e sistemas de irrigação que sejam eficientes, reduzindo o consumo.

A reunião também teve por finalidade propor a estruturação de um trabalho unificado entre as instituições para que elas atuem de maneira mais organizada, eficiente e com a possibilidade de geração de um sistema de informações que sejam úteis a todos os parceiros.

Uma das possibilidades é a criação de um sistema de informações que realize mapeamentos mais precisos do Estado, permitindo que o agricultor acesse, por exemplo, dados agrometeorológicos (área que estuda as causas e efeitos da meteorologia no meio rural e na produção agrícola) e agroclimáticos (relação entre clima e produção agrícola). Com mais informações, o agricultor poderá se planejar e se precaver das condições climáticas desfavoráveis que possam prejudicar a sua produção.

Para o secretário de Agricultura, Paulo Foletto, é o começo de uma iniciativa que irá discutir as melhores opções de uso do recurso hídrico.

“A pedido de um grupo que trabalha na agricultura capixaba, mais exclusivamente com o café, trouxemos para a Seag todos os agentes do Governo que atuam na questão hídrica, para discutir sua utilização. É um processo inicial de colaboração entre Governo e sociedade civil para que a água seja melhor discutida e que possamos descobrir novos modelos de gestão”, afirmou.

Para o presidente do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), Bento Venturim, a reunião possibilita esclarecer o trabalho que cada entidade realiza para a solução da questão hídrica.

“A reunião era um pedido de pessoas que querem contribuir com a agricultura do Espírito Santo e ouvir dos órgãos o que o Estado está fazendo, quais são os projetos que já existem. Assim, esse grupo poderá identificar aquilo que tem condições de ajudar. E existem várias coisas sendo feitas que a gente às vezes nem tem conhecimento. Hoje vimos todo mundo conversando, colocando seus problemas e possibilidades”, disse.

Participaram da reunião representantes das seguintes instituições:

Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES); Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Sistema Geobases; Insituto Jones dos Santos Neves (ISJN); Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan); Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh); Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/ES); Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV); e Sindicato do Comércio de Café em Geral do Estado do Espírito Santo (Sindcafé).

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido