Frigorífico de ovinos em Vargem Alta vai abater até 80 animais por dia

Publicado em 20/06/2017 às 11:47

Compartilhe

A região Sul do Estado passa a contar com um frigorífico para o abate de ovinos. Foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (19), o Frigorífico “Sempre Amigo”, no distrito de Boa Esperança, em Vargem Alta. O local terá capacidade para abater até 80 animais por dia. O governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, estiveram no local para solenidade que marcou o início das atividades.

O frigorífico teve a construção iniciada em agosto de 2015 e vai gerar cerca de 35 empregos diretos. Foram investidos R$ 4,5 milhões para a construção da estrutura. O registro junto ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foi concedido no último dia 7 de junho.

O governador Paulo Hartung ressaltou o impacto socioeconômico com a geração de empregos, além de impulsionar no crescimento da região. Ressaltou a importância dos produtores capixabas avançarem na diversificação dos produtos para fortalecer a atividade econômica do agronegócio no Espírito Santo. “Quando você diversifica, você estabiliza. Este é um evento que fortalece a diversificação em uma modalidade que necessitamos avançar em nosso Estado que é na agregação de valor aos produtos. Precisamos ter a agricultura e a indústria agropecuária andando juntas para fortalecer os produtores capixabas”, disse o governador.

De acordo com o proprietário do frigorífico “Sempre Amigo”, Ronilo Altoé, o objetivo é atender criadores de todo o Estado, com um serviço de qualidade à população, devidamente regularizado. “Esse empreendimento é uma oportunidade de geração de emprego e renda para toda a região”, declarou Ronilo Altoé.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, a iniciativa vai estimular e impulsionar a criação no Espírito Santo e será um marco importante para o mercado de ovinos e caprinos no Estado. “Cada ovino abatido gera quatro empregos, sem contar os empregos na criação. O abate de cordeiros e carneiros hoje é 90% clandestino. Temos um frigorífico autorizado para o abate. E agora, com o Sempre Amigo, ampliamos e abrimos mais uma oportunidade no Estado”, disse o secretário.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, esta também é uma conquista para os produtores da região. “Este é o primeiro estabelecimento registrado no SIE/Idaf na categoria de matadouro-frigorífico de ovinos e caprinos. Ficamos satisfeitos com a ampliação das plantas no Estado, gerando renda e oportunizando para que os procedimentos sejam feitos com a devida regularidade e contribuindo para a redução dos abates clandestinos”, disse.

No Espírito Santo, o abate de ovinos vem crescendo. Em 2014, foram 214 animais abatidos no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), sendo que em 2015 o número aumentou para 461 e, em 2016, subiu para 658.

Veja também

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes

Close-up of mosquito sucking blood from human arm.

Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos