Frente fria chega ao Rio grande do Sul e temperaturas podem ficar abaixo de 10ºC
Publicado em 09/05/2024 às 10:14
Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Perigo Potencial” para declínio de temperaturas no estado do Rio Grande do Sul a partir desta quinta-feira (9). O estado vem sendo afetado por fortes chuvas desde o último dia 27. As temperaturas podem cair de 3º a 5ºC devido à passagem de uma frente fria, fazendo com que as mínimas fiquem abaixo de 10ºC.
A previsão é que as chuvas continuem no estado, com maior intensidade no sul e oeste, podendo atingir também Santa Catarina. Enquanto isso, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as temperaturas permanecem elevadas devido a uma onda de calor que deve perder força no início da semana seguinte. O instituto mantém o alerta de “Grande Perigo” para as localidades.
Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, as chuvas no Rio Grande do Sul devem persistir principalmente devido à frente fria, que ficará estacionária devido à presença de um bloqueio atmosférico. Os temporais, que começaram em 27 de abril, já afetaram mais de 873 mil pessoas no estado, de acordo com o último boletim da Defesa Civil.
Para a quinta-feira (9), o instituto prevê chuva pela manhã em áreas de Santa Catarina e na divisa com o Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva isolada à tarde e à noite no norte gaúcho. O caso ocorre devido ao deslocamento de um amplo sistema de baixa pressão atmosférica do norte da Argentina em direção ao sul do Uruguai, e à formação de um ciclone extratropical que se desloca para o oceano, fazendo a frente fria cruzar o estado.
Além disso, o Inmet prevê tempo frio e seco no sul do Rio Grande do Sul, com temperaturas mínimas entre 4°C e 8°C nas áreas mais frias, e maior nebulosidade e temperaturas mais baixas nas demais regiões do estado, com mínimas entre 10°C e 15°C na metade norte. Porto Alegre pode registrar 13°C pela manhã. O instituto alerta que o estado deve ser atingido por fortes chuvas novamente a partir de sexta-feira, com chuvas intensas durante o fim de semana.
Brasil
Enquanto isso, as regiões Sudeste e Centro-Oeste enfrentam uma onda de calor desde a última semana, com altas temperaturas devido a um bloqueio atmosférico.
O Inmet mantém o alerta de “Grande Perigo” para o Rio de Janeiro, parte de São Paulo, sul do Espírito Santo, Minas Gerais, norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Mato Grosso. A onda de calor só deve perder força no início da semana seguinte. Em Itapetininga, litoral sul paulista, região metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba paulista, o alerta de onda de calor de “Perigo Potencial” continua.
Na região Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical pode provocar chuvas na faixa norte. O Inmet emitiu alerta de “Perigo” para acumulado de chuvas na região metropolitana de Recife, mata e agreste pernambucano, agreste e leste sergipano e leste e agreste alagoano, com previsão de chuva de 50 a 100mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Na região Norte, o Inmet alerta para chuvas intensas no baixo Amazonas e norte e sul do Amapá, com precipitação de 50 a 100mm/dia e ventos intensos de 60-100 km/h.
Fonte: Portal IG