Fórum debate transição energética com enfoque no desenvolvimento sustentável do Espírito Santo

Publicado em 27/11/2024 às 09:51

Compartilhe

HQF_6099

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou nesta terça-feira (26) da 14ª edição do Fórum de Energia (Fenergia), realizada em Vitória. O evento teve como foco a transição energética, buscando contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado. Com apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), o encontro reuniu gestores, empresários, acadêmicos e representantes do setor energético.

Durante a abertura, Casagrande destacou a relevância do Fenergia como espaço para promover inovações no campo da transição energética, setor em que o Espírito Santo se posiciona como referência nacional. “O Fenergia é uma oportunidade para conhecermos inovações e definirmos caminhos para avançar no nosso programa de Mudanças Climáticas e Descarbonização. O diálogo com especialistas é essencial para alinhar nossas estratégias de futuro”, afirmou o governador.

A edição deste ano enfatizou processos transformadores, incluindo o uso ampliado e eficiente do gás natural e biogás, a geração de energias renováveis, como solar e eólica, e novas fontes, como o hidrogênio verde. O Espírito Santo já apresenta avanços significativos em regulação, organização do mercado energético e na redução de emissões de gases de efeito estufa.

O diretor-geral da ARSP, Alexandre Ventorim, reforçou o papel do Fórum em oferecer uma visão integrada sobre os desafios da transição energética. “A ARSP não apenas regula e fiscaliza a distribuição de gás canalizado, mas também incentiva o uso de fontes renováveis, fortalecendo o mercado estadual. Nosso compromisso é com a competitividade, a transparência e a sustentabilidade, colocando o Espírito Santo como modelo nacional”, destacou.

Débora Niero, diretora de Gás Natural Canalizado e Energia da ARSP, complementou explicando como a regulação contribui para criar um ambiente favorável aos investimentos em tecnologias limpas. “Garantimos a segurança dos sistemas, promovemos a competição e protegemos os usuários. Além disso, desenvolvemos estudos e propostas para posicionar o estado como líder no mercado de energia sustentável em comparação com outras regiões do país”, afirmou.

A ARSP também colabora em projetos estratégicos, como o plano de descarbonização, o plano de adaptação às mudanças climáticas e o programa ES Mais Gás.

Por sua vez, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, abordou as iniciativas para impulsionar a transição energética no estado. “Temos o Programa de Geração de Energias Renováveis (Gerar), que incentiva a instalação de placas solares de até 5 MW, além do apoio à produção de biogás e biometano. Essa integração envolve a regulação da ARSP, a regulamentação da logística reversa pela Secretaria do Meio Ambiente e o financiamento do Bandes”, detalhou Rigoni.

Fonte/ Fotos: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

vinho de gramado

Museu do Vinho de Gramado promete um mergulho no mundo da bebida milenar

cultura italiana araguaya

Tradição italiana centenária é preservada e valorizada em Araguaya, Marechal Floriano

comunidade são sebastiao

Comunidade de São Sebastião celebra 100 anos com festa em Domingos Martins

Nossa Bolsa 25 governo

Governo do Estado abre inscrições para o Nossa Bolsa 2025

cafe_mulher1 capa

Projeto Mulheres do Café já promoveu ações em 22 municípios capixabas

image-3

Parque Estadual Pedra Azul completa 34 anos de conservação e ecoturismo

produtos-agropecuaria-capixaba-agronegocio-espirito-santo

O Espírito Santo foi o único estado a registrar crescimento no crédito rural em 2024

1696

Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro