Fortes chuvas destroem ponte provisória e derrubam barreira em Afonso Cláudio
Publicado em 23/12/2024 às 18:26
Texto: Bruno Caetano / Foto: Redes Sociais
As fortes chuvas entre domingo (22) e segunda-feira (23) derrubaram uma barreira recém-construída na ES-484 e destruíram uma ponte provisória, comprometendo a ligação entre Serra Pelada e a sede de Afonso Cláudio. Alagamentos também foram registrados no período, dificultando o tráfego e comprometendo a infraestrutura. Apesar dos danos, o município não registrou moradores desalojados ou desabrigados até o momento.
De acordo com Farley Deluca, agente da Defesa Civil municipal, os principais problemas ocorreram no distrito de Serra Pelada. A chuva, que começou por volta das 23 horas do domingo (22), causou o transbordamento do Córrego Lagoa. A força das águas deixou submersa a ponte velha e deslocou as galerias provisórias de concreto instaladas no km 98 da Rodovia BR-484, agravando os impactos na região.
VEJA ABAIXO O VÍDEO DA PONTE CAINDO: (crédito: Redes Sociais)
Em nota, a Prefeitura de Afonso Cláudio informou que a estrutura destruída era uma alternativa temporária para melhorar o acesso dos moradores enquanto aguardavam a construção de uma ponte definitiva. Apesar dos transtornos, o distrito não está isolado, pois há outra estrada que permite acesso à sede do município.
Outras áreas também foram afetadas, como trechos de estradas municipais, devido ao transbordamento de córregos. Segundo Farley Deluca, da Defesa Civil de Afonso Cláudio, o solo encharcado e o alto volume de água representam um risco significativo. “A Defesa Civil está monitorando a situação e aguardando a redução do volume das águas para iniciar os reparos necessários. Pedimos que as pessoas evitem atravessar locais alagados ou permanecer perto de áreas instáveis para prevenir acidentes”, alertou.
As autoridades permanecem em alerta para prevenir maiores danos e prestar assistência aos atingidos. Com previsão de novas chuvas nos próximos dias, a população é orientada a redobrar a cautela.