Flores movimentam R$ 1,5 milhão anualmente em Marechal Floriano
Publicado em 05/03/2019 às 11:32
Entre cores e aromas! É assim que vive a empresária Olinda Schunk em seu orquidario Nego Plantas, em Marechal Floriano. No local, a família produz mais de 500 espécies de orquídeas, entre as nativas e híbridas. Segundo ela, além do fim de ano, os meses de setembro e outubro são os mais promissores para as vendas, já que essa é a época de as plantas se abrirem.
O negócio da família Schunk atravessou gerações, já são 45 anos no ramo. “O nosso sustento vem da produção destas flores, por isso dedicamos nosso tempo aqui”, contou Olívia.
As orquídeas de Olívia compõem uma estatística expressiva para a economia de Marechal Floriano. Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura, anualmente, a produção de flores movimenta cerca de R$ 1,5 milhão na cidade. “Estima-se que haja cerca de 15 hectares de área cultivada”, completou o secretário de Agricultura, Sérgio Stein. Ele acrescenta que para cuidar de todo o trabalho, cerca de 30 famílias estão ativas neste ramo, que vai além das orquídeas.
É o caso da Helena Calvi Flores e Decorações, que cultiva flores tropicais e antúrios. Entre as opções estão hortências, palma, crisântemo, lírios, astromélia, lisianto e gérberas.
A empresa trabalha há 26 anos na produção de flores, sendo que há dois anos Helena Luduvico Calvi assumiu a frente do negócio dos pais. Ela acredita que este ramo é promissor. “Vi meus pais crescerem com este trabalho e pagarem toda a minha faculdade com essa renda. Trabalhando no que era deles. Agora, percebo ainda mais como é rentável”, contou Helena.
TURISMO – E é das flores que sai boa parte da reputação de Marechal Floriano como ponto turístico no Espírito Santo. A cidade carrega o título de “Cidade das Orquídeas” devido à concentração de grande quantidade de Cattleya warneri, espécie de orquídea símbolo do Espírito Santo. O fato fomenta ainda mais a orquidofilia na cidade, que promove exuberância pela diversidade de cores e formatos, colaborando com o turismo e a economia em geral.
Recentemente, a Secretaria de Cultura e Turismo, junto com demais secretarias, viveiros parceiros e a comunidade, iniciou o projeto “Cidade das Orquídeas”, que visa disseminar as plantas em localidades da sede municipal.