Fim de semana de música pela Rota Imperial do Espírito Santo

Publicado em 01/12/2017 às 14:05

Compartilhe

No próximo fim de semana, nos dias 2 e 3 de dezembro, acontecem os concertos musicais do 1º Festival Rota Instrumental, projeto interessado em unir música e patrimônio nas cidades por onde passa a Rota Imperial do Espírito Santo, que em 2016 completou 200 anos de história. São dois dias de programação gratuita para o público em locais históricos, nos municípios de Domingos Martins e Viana.

O espetáculo de música instrumental começa no sábado (02), às 22h, na Praça Dr. Arthur Gehardt, em Domingos Martins, ao lado da Igreja Luterana, construída no período imperial e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, onde acontece a programação do Brilho de Natal. O concerto será com o Orizzonti Sexteto, grupo de Jazz contemporâneo, formado pelos músicos, Cristiano Costa (clarinete), Daniel Freire (sax barítono), Renato Rocha (bateria), Bruno Santos (trompete), Wanderson Lopez (guitarra de oito cordas, arranjos e composições) e o convidado italiano Massimo ValentinI (saxofone). O grupo se apresenta com repertório autoral, além de composições de Milton Nascimento.

No domingo (03) a apresentação acontece dentro da Igreja de Araçatiba, em Viana, construída pelos Jesuítas e tombada desde 1950 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Após a missa das 19h, a igreja recebe uma apresentação da Camerata Vale Música, com repertório que inclui músicas populares e eruditas. Ouviremos os temas Over the Rainbow, Como é Grande o Meu Amor por você, Yesterday, dentre outras. A Camerata Vale Música, fundada há mais de 10 anos, é formada por jovens músicos e já realizou duas importantes turnês nacionais e uma turnê pelo Japão.

“Queremos propor uma experiência musical diferente que exalte todos os sentidos, principalmente os ouvidos e a visão. Sentir a música em locais com excelente tratamento acústico e com uma arquitetura tão peculiar é ressignificar nosso patrimônio e nossa relação com a música instrumental”, comenta Matheus Moretti, realizador do Festival. Com as duas apresentações, o Rota Instrumental pretende inaugurar um cenário mais aquecido para a música instrumental produzida no Espírito Santo e atrair o olhar dos capixabas para suas memórias, histórias e riquezas culturais.

O evento é uma realização de Matheus Moretti em parceria com a Caju Produções e conta com apoio da prefeitura de Viana e Domingos Martins. O projeto é uma iniciativa apoiada pela Secult (ES) através do Edital Setorial de Música do Governo do Estado do Espírito Santo.

O festival

O objetivo do Festival de Música Instrumental da Rota Imperial é fomentar a economia das diversas cadeias produtivas das regiões abrangidas pela Rota Imperial, por meio do turismo, da música e do patrimônio cultural. O projeto prevê atividades de formação, como as oficinas de luthieria que aconteceram nas cidades de Viana e Domingos Martins durante o mês de Novembro, e também concertos musicais dentro ou próximos a patrimônios históricos.

Serviço

02/12 (Sábado) Em Domingos Martins
Concerto com Orizzonti Sexteto
22h, na Praça Dr. Arthur Gehardt

03/02 (Domingo) Em Araçatiba – Viana
Concerto com a Camerata Vale Música
20h, na Igreja Nossa Senhora da Ajuda

Gratuito

Veja também

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes

Close-up of mosquito sucking blood from human arm.

Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos