Fim de semana com diversos sabores em uma viagem gastronômica nas montanhas

Publicado em 02/10/2017 às 18:33

Compartilhe

Uma viagem gastronômica pelas delícias do Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e do Peru. Assim foi a 3ª edição do Festival Gastronômico Montanhas Gourmet, que foi realizado no último fim de semana (sábado e domingo), no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins.

O objetivo do evento foi valorizar a culinária capixaba, enfatizando as variedades de ingredientes locais, e difundir esses sabores locais para outras regiões do Brasil e até do exterior, já que importantes chefs participaram do evento, também trazendo aos capixabas um pouco da vasta culinária de seus estados.

O chef Ari Cardoso, que comanda a cozinha do China Park e presta consultoria na área, é o idealizador do evento. Ele contou que mais de 1.500 pessoas passaram pelo evento nos dois dias.

Ari Cardoso

“Esse evento foi idealizado pensando grande e tivemos um crescimento desde a primeira edição. Sabemos que temos que começar pequenos, mas estamos evoluindo a cada evento. Não foi fácil juntar mais de 20 chefs conceituados e reunir tanta gente. Foi muito esforço e foram seis meses de trabalho, mas valeu a pena”, enfatizou.

Ari acrescentou que esse é o único evento no Estado com o formato proposto nesta edição. “Vemos eventos assim em grandes polos gastronômicos, e queremos oferecer essa experiência aos capixabas. Além dos chefs, foram mais de 30 pessoas de apoio para preparar mais de uma tonelada de alimentos que foram apreciados pelos participantes”, contou.

SUCESSO – Ari frisou que os chefs de outros estados elogiaram o Festival Gastronômico e que destacaram a organização. “Sabemos que sempre precisamos melhorar e aprendemos em cada edição. Mas só recebi elogios dos participantes e dos chefs, o que nos deixa muito felizes. Os nossos especialistas convidados que participam de eventos pelo Brasil se surpreenderam com nossa estrutura. Só tenho a agradecer”, disse.

Um dos participantes que disse que vai voltar no próximo ano é o engenheiro Tadeu Amaral, que juntamente com a esposa Regina, que é gastrônoma, não perdeu uma aula.

“Participamos de muitos eventos de gastronomia, mas nunca vimos um tão bem organizado como este. Estamos encantados com a qualidade dos trabalhos apresentados e com a infraestrutura. A organização é perfeita e percebemos que o evento foi preparado com muito critério e é de altíssimo nível. Participaremos dos próximos e traremos outras pessoas”, afirmou.

Quem passou pelo evento teve a oportunidade de participar das aulas-show gastronômicas e provar os pratos feitos pelos chefs. Nas oficinas de gastronomia, além de saborear os pratos ensinados pelos especialistas, os participantes também receberam certificados oferecidos pelo Senac, como conta o coordenador de Educação Profissional do Senac, Bruno Emilio Pereira.

“Para o Senac é uma grande oportunidade participar do Festival. A missão no Senac é educar para o trabalho. Aqui nas montanhas vemos a necessidade da qualificação da mão de obra local. Então, participar com a certificação dos alunos da oficina estamos cumprindo nosso papel e contribuindo com a região. Tivemos várias oficinas que agradaram muito os participantes”, destacou Bruno.

Além disso, mais de 20 estandes com pratos especiais, cervejas artesanais e diversas empresas que apresentaram seus produtos para o segmento gastronômico foram atrações à parte.

Culinária capixaba representada por chefs renomados

Os chefs capixabas que estiveram presentes no evento deram um verdadeiro show de valorização dos pratos do Espírito Santo, sempre usando produtos locais em suas receitas.

Um deles foi o chef Juarez Campos, que apresentou uma massa com molho a bolonhesa bem diferente do tradicional. Juarez encantou o público com sua simpatia durante a aula-show.  

Juarez

Outro chef que esteve nas três edições do Festival Gastronômico Montanhas Goumert foi Gilson Surrage. Ele apresentou uma torta capixaba na aula-show. Na oficina, com o tema “Cozinha Autoral”, Gilson preparou um Arroz a Nogueira Gato, que ele oferece em seu restaurante, no balneário de Iriri, em Anchieta.

“O evento vem crescendo e a presença de tantos profissionais da cozinha também reforçam a importância deste festival, que sempre traz qualificação”, destacou. Gilson deixou um convite a todos, para comparecerem, em Iriri, entre os dias 10 e 15 deste mês, o 20º Festival de Frutos do Mar. “Haverá muita comida gostosa e estaremos esperando todos”, destacou.

Gilson Surrage

DRINKS – O chef Hudson Barnabé apresentou, durante sua oficina de gastronomia, técnicas e receitas de três deliciosos drinks. Dezenas de pessoas acompanharam com atenção a dicas do especialista e puderam degustar as bebidas feitas com vodka.

Drinks

HAMBURGER GOURMET – Criador do Ricks Burger, Henrique Cézar ministrou uma das aulas-show com maior número de participantes. Além de contar um pouco de sua história, Rick, como é chamado, falou um pouco sobre os preparos de sanduiches gourmet.

Ricks Burguer

Ao final de sua aula-show foram distribuídos quase 200 sanduiches aos participantes, que lotaram a arena gastronômica. Outros chefs capixabas que ministraram oficinas e aulas-show foram: Alessandra Alcure, Hamilton Jr., Evelize Fraga e Caio Lacerda.

 

Veja também

deslizamento

Deslizamento de terra afeta estrada em Marechal Floriano

Rainha Italemanha (1)

Reconhecimento da Italemanha como patrimônio cultural imaterial do Estado pode impulsionar evento

jacaré em mf

Jacaré é avistado caminhando por estradas em Marechal Floriano e assusta moradores

uso da ia

Uso da Inteligência Artificial aumenta a eficiência no Governo do Estado

radio ES

Com recordes de audiência, Rádio Espírito Santo completa 85 anos e celebra modernidade

preso em soido

Líder de tráfico de drogas de Cariacica é preso em Domingos Martins

vni

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do Estado

eja matricula

Período de matrícula para alunos da EJA na Rede Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (13)