Gastronomia
Filé de peito de frango ao molho de mostarda
Publicado em 18/05/2020 às 12:26
Estou aproveitando meu tempo, nestes dias de confinamento social, para pesquisar e, quando possível, testar algumas receitas. Hoje foi o dia de preparar este saboroso e suculento filé de peito de frango, simples e que, tenho certeza, fará muito sucesso quando o servir em sua casa ou restaurante.
Comecei colocando o forno para pré-aquecer a 200° C. Enquanto isso, dispus 3 meio-peitos de frango frescos, sem pele, para marinar por meia hora em 3 colheres de sopa de vinagre, 1 colher de sopa bem cheia de sal, uma colher de sopa rasa de pasta caseira de alho e cebola, uma boa pitada de lemon peper (tempero à base de casca de limão ralada e pimenta do reino moída), outra de tempero completo do Edu Guedes (eu compro na Vila Rubim, numa das lojas especializadas) e, ainda, uma de cúrcuma (açafrão de terra) e uma de colorau.
Na sequência arrumei os 3 num pirex, reguei com um pouco de azeite, cobri com papel alumínio e levei para o forno, deixando lá por meia hora. Depois desse tempo retirei o alumínio, reguei os filés com o próprio molho formado no fundo e retornei-os ao forno novamente por mais 30 minutos.
Paralelamente preparei o molho: misturei o conteúdo de uma caixinha de creme de leite em temperatura ambiente com 3 colheres de sopa de molho de mostarda amarelo, uma colher de sobremesa de sal e algumas folhas de salsinha fresca picadas.
Retirei, então, o pirex do forno, cobri os filés com este molho e retornei-o para gratinar por mais 20 minutos.
O resultado foi muito bom, modéstia à parte. Ficaram macios, com uma acidez equilibrada. Eu os servi acompanhados por arroz branco e, também, brócolis “branqueados” e ao alho e óleo! E um vinho branco chardonnay, porque ninguém é de ferro… Bom apetite!