Festival gastronômico a partir de julho em nove municípios das montanhas
Publicado em 29/06/2017 às 13:27
Foi lançada oficialmente, durante um seminário de gastronomia ocorrido na tarde da última terça-feira (27), em Venda Nova do Imigrante, a segunda edição do Festival Gastronômico Receitas de Família. Diferente do ano passado, quando o projeto foi desenvolvido apenas em Venda Nova do Imigrante, esse ano o festival irá ocorrer em outros oito municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Vargem Alta.
O projeto visa consolidar a gastronomia regional como um dos mais ricos atrativos do turismo regional, tecendo uma rede de locais onde encontrar esta rica culinária, seus pratos, sua história e produtos originários das montanhas. A ideia é contribuir para o desenvolvimento do agroturismo e agronegócio locais.
O formato do Festival Gastronômico Receitas de Família também foi alterado, com o intuito de qualificar os envolvidos diretamente com a produção gastronômica regional. Esse ano, todos os inscritos participarão de um curso ministrado por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Em cada município poderão participar grupos de até 20 pessoas, que terão suas receitas apresentadas ao chef Ari Cardoso, responsável pelo treinamento dos participantes. A receita inscrita deverá ter relação cultural e/ou histórica com a região e que tenha sido feita a partir da utilização de ingredientes e/ou produtos da família, do agronegócio ou da região.
Os inscritos participarão da capacitação “A Arte na Gastronomia – Montagem e Decoração de Pratos”, quando irão preparar a receita proposta, que será avaliada e orientada pela equipe do Senac. Um dos objetivos do treinamento é incrementar a apresentação do prato e ingredientes utilizados e terá 12 horas de duração.
O curso terá os seguintes temas: regras básicas de boas práticas e higiene na manipulação de alimentos; fundamentos: percepção, cores e formas; dicas de cocção para contribuir na finalização do prato; a importância do senso crítico – exercitando o olhar; utilização dos ingredientes adequando à finalidade da decoração e do prato e tendências do mercado.
Os autores dos pratos que tiverem maior proximidade com a tradição local e de sua família, avaliado por três quesitos: apresentação, sabor e tipicidade/originalidade dos ingredientes, serão convidados a participar de uma aula-show, junto ao chef instrutor do treinamento.
O evento é uma realização da Associação Turística Montanhas Capixabas, com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e em parceria com Senac, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), prefeituras dos municípios participantes e Gourmet Consult. O período de inscrição e o cronograma com as datas dos treinamentos serão divulgados nos próximos dias.
Seminário gastronômico reúne donos de restaurantes
Na tarde da última terça-feira (27), foi realizado, no auditório do Senac de Venda Nova do Imigrante, o seminário de gastronomia com o tema “Existe uma receita para o bar ou restaurante dar certo?”. O evento foi promovido pelo Sebrae Espírito Santo.
De acordo com Rodrigo Barbosa, analista do Sebrae de Venda Nova do Imigrante, o evento teve o objetivo de auxiliar profissionais da área gastronômica a enfrentar os desafios diários. “Este seminário serviu para ajudar na gestão dos restaurantes e empreendimentos gastronômicos no enfrentamento das crises”, esclarece Rodrigo.
O chef Ari Cardoso ministrou uma palestra com o tema: Existe uma receita para o bar ou restaurante dar certo? Ele contou um pouco de sua trajetória e comentou sobre os motivos que podem levar um restaurante a fechar as portas, e apontou alternativas para que o empresário alcance o sucesso.
Já o chef Gilson Surrage ministrou uma palestra com o tema: Os desafios da gastronomia do litoral na baixa temporada. Gilson, que possui um restaurante em Iriri, no litoral Sul capixaba, falou como os proprietários de restaurantes de sua região enfrentam a baixa temporada.
Livro – Durante o evento, também foi lançado o livro elaborado no ano passado com receitas tradicionais apresentadas durante a primeira edição do Festival Gastronômico Receitas de Família. O material traz 17 receitas de famílias vendanovenses e contou com a colaboração do Ifes para ser editado. A publicação será disponibilizada em meio eletrônico e poderá ser acessada gratuitamente no seguinte link: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxkYWlwZWxsZWdyaW58Z3g6ZDdlYjhlYTMwODY2ZGE4