Festival gastronômico a partir de julho em nove municípios das montanhas

Publicado em 29/06/2017 às 13:27

Compartilhe

Foi lançada oficialmente, durante um seminário de gastronomia ocorrido na tarde da última terça-feira (27), em Venda Nova do Imigrante, a segunda edição do Festival Gastronômico Receitas de Família. Diferente do ano passado, quando o projeto foi desenvolvido apenas em Venda Nova do Imigrante, esse ano o festival irá ocorrer em outros oito municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Vargem Alta.

O projeto visa consolidar a gastronomia regional como um dos mais ricos atrativos do turismo regional, tecendo uma rede de locais onde encontrar esta rica culinária, seus pratos, sua história e produtos originários das montanhas. A ideia é contribuir para o desenvolvimento do agroturismo e agronegócio locais.

O formato do Festival Gastronômico Receitas de Família também foi alterado, com o intuito de qualificar os envolvidos diretamente com a produção gastronômica regional. Esse ano, todos os inscritos participarão de um curso ministrado por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Receitas de familia 2

Em cada município poderão participar grupos de até 20 pessoas, que terão suas receitas apresentadas ao chef Ari Cardoso, responsável pelo treinamento dos participantes. A receita inscrita deverá ter relação cultural e/ou histórica com a região e que tenha sido feita a partir da utilização de ingredientes e/ou produtos da família, do agronegócio ou da região.

Os inscritos participarão da capacitação “A Arte na Gastronomia – Montagem e Decoração de Pratos”, quando irão preparar a receita proposta, que será avaliada e orientada pela equipe do Senac. Um dos objetivos do treinamento é incrementar a apresentação do prato e ingredientes utilizados e terá 12 horas de duração.

O curso terá os seguintes temas: regras básicas de boas práticas e higiene na manipulação de alimentos; fundamentos: percepção, cores e formas; dicas de cocção para contribuir na finalização do prato; a importância do senso crítico – exercitando o olhar; utilização dos ingredientes adequando à finalidade da decoração e do prato e tendências do mercado.

Os autores dos pratos que tiverem maior proximidade com a tradição local e de sua família, avaliado por três quesitos: apresentação, sabor e tipicidade/originalidade dos ingredientes, serão convidados a participar de uma aula-show, junto ao chef instrutor do treinamento.

O evento é uma realização da Associação Turística Montanhas Capixabas, com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e em parceria com Senac, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), prefeituras dos municípios participantes e Gourmet Consult. O período de inscrição e o cronograma com as datas dos treinamentos serão divulgados nos próximos dias.

Seminário gastronômico reúne donos de restaurantes

Na tarde da última terça-feira (27), foi realizado, no auditório do Senac de Venda Nova do Imigrante, o seminário de gastronomia com o tema “Existe uma receita para o bar ou restaurante dar certo?”. O evento foi promovido pelo Sebrae Espírito Santo.

De acordo com Rodrigo Barbosa, analista do Sebrae de Venda Nova do Imigrante, o evento teve o objetivo de auxiliar profissionais da área gastronômica a enfrentar os desafios diários. “Este seminário serviu para ajudar na gestão dos restaurantes e empreendimentos gastronômicos no enfrentamento das crises”, esclarece Rodrigo.

O chef Ari Cardoso ministrou uma palestra com o tema: Existe uma receita para o bar ou restaurante dar certo? Ele contou um pouco de sua trajetória e comentou sobre os motivos que podem levar um restaurante a fechar as portas, e apontou alternativas para que o empresário alcance o sucesso.

Receitas de familia gilson

Já o chef Gilson Surrage ministrou uma palestra com o tema: Os desafios da gastronomia do litoral na baixa temporada. Gilson, que possui um restaurante em Iriri, no litoral Sul capixaba, falou como os proprietários de restaurantes de sua região enfrentam a baixa temporada.

Livro – Durante o evento, também foi lançado o livro elaborado no ano passado com receitas tradicionais apresentadas durante a primeira edição do Festival Gastronômico Receitas de Família. O material traz 17 receitas de famílias vendanovenses e contou com a colaboração do Ifes para ser editado. A publicação será disponibilizada em meio eletrônico e poderá ser acessada gratuitamente no seguinte link: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxkYWlwZWxsZWdyaW58Z3g6ZDdlYjhlYTMwODY2ZGE4

Veja também

Conteúdo patrocinado / Foto: PMMF

Servidores da educação de Marechal Floriano receberam abono salarial de R$ 2 mil

WhatsApp Image 2024-12-20 at 12.18.12

O Governo do Estado destina 13 milhões para revitalizar a Rota dos Lagos, promovendo o desenvolvimento econômico de Venda Nova do Imigrante e Castelo

1110821-tanrg_abr_04032018_7161_1

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

49690

Avião com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros