Festival de Corais emociona o público em Santa Maria de Marechal

Publicado em 02/08/2017 às 13:04

Compartilhe

Nove corais da Região Serrana e da Grande Vitória deram um verdadeiro show e emocionaram o público que compareceu ao 3º Festival de Corais, em Santa Maria de Marechal, no último sábado (22). O evento é considerado um dos melhores do Estado em qualidade musical e organização.

O festival é uma realização do Coral São José, da Comunidade de Santa Maria de Marechal, e do professor e maestro Max Coutinho Carvalho, da Escola de Música Max Music, em Campo Grande, Cariacica. A festa recebe o apoio da Comunidade de São José.

O Coral da Amizade, de Cariacica, abriu as apresentações com o “Pai Nosso” e a “Ave Maria”, com a participação do barítono Rafael Simas. O grupo é regido pelo maestro Giovane e possui 23 coristas. Em seguida, o coral apresentou o “Hino a Santa Rita de Cássia”, “Samba do Arnesto” e “Papagaio Embriagado”.

Depois, foi a vez do Coral do Tribunal de Contas do Estado, composto por 30 coristas e regido pelo conceituado maestro Cláudio Modesto. As canções interpretadas foram “Aquarela”, “Foirró no Escuro”, “Que Nem Jiló” e “Te Quiero”.

corais em marechal floriano 2

Para abrilhantar o Festival de Corais, subiu ao palco o Coral da Juventude, de Santa Maria de Marechal, composto por crianças e adolescentes da comunidade. Regido pelo maestro Diego, o coral interpretou as músicas “É Preciso Saber Viver”, dos Titãs, e “Posso, Tudo Posso”, do padre Fábio de Melo.

O quarto grupo a se apresentar foi o italianíssimo Coral Santa Cecília, de Venda Nova do Imigrante, que tem como regente o maestro Romualdo Falqueto. Com 38 animados coristas, o coral apresentou as seguintes canções: “Signore Dele Cime Parole” (Bepi Di Marzi), “Hino de Ação de Graças” (Frei Fabretti Aranjo de Carmo) e “La Montanara Tortelli, com Armonizzazione Lúcio Resende”. Outro destaque foi a interpretação da “Ave Maria”, em Italiano.

Em seguida, o palco foi do Coral Bom Pastor, de Cariacica, regido pelo maestro Max Carvalho. Composto por 23 coristas, o coral cantou “Volare” (Domenico Modugno), “Parla Più Piano” (Patrizio Buanne) e “Tocando em Frente” (Almir Sater e Renato Teixeira).

Os 20 coristas do Coral Più Bello, de Araguaia, fizeram uma belíssima apresentação, sob o comando do maestro Max Carvalho. As músicas interpretadas foram “O Sole Mio” (Eduardo di Capua e Alfredo Mazzuchi), “Mérica, Mérica” (Canção Italiana) e “Hallelujah” (Leonard Cohen), com solo do secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Toninho Malini, que interpretou a canção em Italiano.

corais em marechal floriano 3

O Coral da Faculdade Pio XII, em Cariacica, tem apenas quatro meses. Porém, fez bonito no festival, sob a regência do maestro Max Carvalho. Os integrantes interpretaram as canções “Te Louvarei” (Toque no Altar) e “Con Te Partirò” (Francesco Sartori – música e Lucio Quarantotto – letra).

Também muito jovem e formado este ano, o Coral de Victor Hugo – composto por 25 integrantes e comandado pelo maestro Max Carvalho – marcou presença no Festival de Corais. Com as canções “Jesus, Meu Guia É” (gospel) e “Aleluia” (versão de Gabriela Rocha).

Quando os 33 integrantes do Coral São José subiram ao palco, a emoção tomou conta de todos. O anfitrião do 3º Festival de Corais – também regido pelo maestro Max Carvalho – preparou várias surpresas para o público. As canções escolhidas foram “Luar do Sertão” (Tonico e Tinoco), “Chalana” (Mário Zann) e “Romaria” (Renato Teixeira).

Para acompanhar o Coral São José, o acordeon de Rodolfo Brambilla foi um dos destaques da apresentação e fez toda a diferença. Augusto Kennedy, com o seu mágico violino, abrilhantou a apresentação de vários corais durante suas exibições no festival.

Durante a execução da música “Romaria”, crianças da comunidade de Santa Maria entraram no salão e subiram ao palco levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida e uma bandeira do Brasil. Esse foi o momento de maior emoção, e muitas pessoas não puderam conter as lágrimas.

Após as apresentações, o Coral Santa Cecília colocou todo mundo para cantar e dançar, com uma animada Seresta Italiana. Logo após, Rodolfo Brambilla e amigos encerraram a noite com acordeon, voz e violão.

Segundo informações da presidente do Coral São José, Vera Lúcia Kröhling, há um estudo em andamento para que corais de outros Estados participem do Festival de Corais de Santa Maria de Marechal, no próximo ano. Nas apresentações fora do Espírito Santo, vários corais já demonstraram interesse em participar do festival.

A secretária de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt, assistiu às apresentações. Os quatro corais do município recebem o apoio da Prefeitura de Marechal Floriano.

Marechal tem dois corais selecionados para o FIC

O maestro Max Carvalho confirmou, nesta semana, que Marechal Floriano tem dois corais selecionados para participar do Festival Internacional de Corais, Bandas e Congados (FIC), edição 2017: O Coral São José, de Santa Maria de Marechal, e o Coral Sant’Ana, da Sede. O evento acontece de 01 a 24 de setembro, em vários locais de Belo Horizonte (MG).

“Este ano, a proposta do FIC, que é organizado pelo maestro Lindomar Gomes, é que todos os corais incluam no seu repertório a canção da ‘Ave Maria’, do maestro italiano Marcos Vinícius. Os corais devem mandar informações, fotos e um vídeo. Todo esse material será divulgado na Europa e nos Estados Unidos”, frisou o maestro Max, regente dos dois corais selecionados.

O FIC ocorre desde 2004 e tem o objetivo de difundir o Canto Coral. As apresentações ocorrem em vários locais de Belo Horizonte, passeando pelo belo conjunto arquitetônico da capital mineira e efetivando atividades turísticas e culturais da cidade. Diversos corais entoam canções, criando uma atmosfera de alegria e encantamento.

Veja também

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes

Close-up of mosquito sucking blood from human arm.

Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos