Festival de arte e cultura em Marechal Floriano resgata tradição de Folia de Reis
Publicado em 11/07/2023 às 15:53
Texto: Ângela Regina cRibeiro da Silva / Fotos: Divulgação
Com o objetivo de resgatar a tradição da cultura de Folia de Reis, antigamente comum em várias regiões do Espírito Santo, foi realizada, em Bom Jesus, interior de Marechal Floriano, o II Festival Nacional de Arte e Cultura em Morro Baixo. O evento ainda comemorou o título do Ponto de Memória João dos Santos Capixaba.
Ocorrido no último sábado (08), as atividades do dia começaram com um café da manhã e se seguiu com apresentações de rodas de capoeira e a tradicional Folia de Reis. Os participantes ainda tiveram acesso a uma feira com artesanato local, comidas típicas e música sertaneja.
Agregando cultura ao dia, ainda estiveram presentes o grupo de Folia de Reis de São Sebastião, de Afonso Cláudio, e o grupo de Folia de Reis de Nossa Senhora Aparecida, de Venda Nova do Imigrante, que homenagearam os antigos moradores locais que participavam das cantorias do antigo grupo de Folia de Reis de Taquaras e Bom Jesus de Morro Baixo.
O festival ainda contou com a exibição de um documentário chamado “Memória Viva do Santo Reis”, contendo depoimentos de antigos moradores, demonstrando a força cultural ainda presente na história da comunidade de Bom Jesus.
Dentre os participantes estava “Dona Pixula”, como é popularmente conhecida na comunidade. A moradora local, de 90 anos, foi uma das homenageadas no Festival. Ela é neta de João dos Santos Capixaba, quem trouxe o Terno de Reis para as comunidades de Bom Jesus de Morro Baixo e de Taquaras.
Outra moradora da comunidade de Bom Jesus, “Dona Moça”, diz que teve o privilégio de participar das apresentações do grupo de Folia do Santo Reis quando ainda era criança. “A Folia chegava em nossas casas e abríamos as portas para receber a cantoria. Servíamos uma mesa farta e, ao sair, já de manhãzinha, os foliões cantavam versos em agradecimento pela acolhida”, relembrou.
Terno de Reis refere-se a canções e pequenos grupos de músicos que as realizam, com referência à história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus recém-nascido, baseado na tradição religiosa portuguesa.