Festas para todos os gostos no calendário de eventos em Marechal
Publicado em 22/05/2017 às 12:34
Agora a cada dia que passa o clima vai esfriando e dá uma vontade danada de curtir a temporada nas montanhas capixabas. Marechal Floriano é uma opção de primeira hora. Além dos circuitos turísticos, belezas, tradições culturais italianas e alemãs, pousadas e gastronomia, o município ainda oferece um generoso calendário de festas e eventos.
O município e as comunidades locais já estão com agenda de eventos voltados para o turista e, claro, também para a população local. Três desses eventos se destacam por celebrar as culturas italiana e alemã que vieram com as famílias de imigrantes europeus instaladas na região a partir de meados do século XIX.
Entre os dias 04 e 06 de agosto, comunidade de Araguaia recebe a tradicional Festa da Cultura Italiana. No dia 19 do mesmo mês, outro evento tradicional, mas desta vez produzido pelos descendentes de germânicos: a Noite Alemã, na localidade de Santa Maria de Marechal.
E já em plena primavera, o evento que congrega as culturas italiana e alemã e que é a maior festa de Marechal: o Festival Ítalo Germânico – Italemanha, entre os dias 27 e 29 de outubro.
E para quem gosta de música, tem 3º Festival de Corais de Santa Maria de Marechal. O evento está marcado para a noite de 22 de julho e deve contar com a participação do coral local e também de outras cidades capixabas.
A secretária de Cultura e Turismo de Marechal, Maria Goretti Gerardt, disse que os eventos ajudam a agregar as comunidades e preservar as culturas locais, além de atraírem visitantes que fomentam as propriedades de agroturismo, restaurantes, hotéis e pousadas do município.
“A Italemanha, inclusive, gera movimento até em hotéis e pousadas de cidades vizinhas. Além de incrementar o movimento de todo o comércio da sede de Marechal. Por isto é importante que a Prefeitura continue dando suporte para as festas e eventos”, conclui.
Além da Italemanha e das festas de Santa Maria e de Araguaia, há pelo menos duas dezenas de outros eventos previstos no calendário oficial do município: de festas de padroeiros, passando por encontro de sanfoneiros, exposição de orquídeas, festas de colheitas, dedicadas ao café, festas juninas e julinas até a abertura do Natal.
Para o prefeito Cacau Lorenzoni, o calendário de eventos oferece momentos de encontro e recreação para a comunidade e também estimula o turismo. “Temos festas de destaque no Estado, como a Italemanha, a festa italiana de Araguaia e a Alemã de Santa Maria. Elas atraem turistas, que movimentam a economia do município, gerando renda e trabalho”, disse o prefeito.
Confira a programação completa do calendário de evento até o final deste ano:
Maio
21 – Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora – Soído de Baixo
28 – Festa da Padroeira – Santa Rita – Sede
Junho
Festas Juninas
03 e 04 – Festa de Santo Antônio – Araguaia
11 – Festa da Santíssima Trindade – Alto Nova Almeida
15 – Corpus Christ – Sede e Santa Maria
Julho
Festas Julinas
09 – Festa da Colheita – Boa Esperança
16 – Festa do Padroeiro São Cristovão – Trevo de Paraju
23 – Festa da Padroeira Santana – Sede
Agosto
4, 5 e 6 – Festa da Cultura Italiana – Araguaia
6 – Festa do Padroeiro Bom Jesus – Bom Jesus
06 – Festa da Colheita – Igreja Luterana – Sede
13 – Festas dos Pais – Auxiliadora – Soído de Baixo
19 – Noite Alemã – Santa Maria
20 – Festa de Nossa Senhora da Glória – Rio Fundo
Setembro
10 – Festival do Sanfoneiro – Alto Nova Almeida
17 – Festa da Primavera – Santa Rita – Sede
-Aguardando a data – Exposição de orquídeas – Santa Maria
Outubro
01 – Festa de São Miguel – Araguaia
22 – Missa sertaneja de Rio Fundo
12 – Festa de Nossa Senhora Aparecida – Victor Hugo
22 – Festa de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão – Costa Pereira
27, 28 e 29 – Festival Ítalo-Germânico – Italemanha
Novembro
3, 4 e 5 – Festa do Café – Santa Maria
Dezembro
01 – Abertura do Natal