Festa religiosa com Folia de Reis no Bairro Bela Vista foi contagiante

Publicado em 08/01/2017 às 14:45

Compartilhe

Dona Margarida, de 70 anos, com sua simpatia, bom humor e fé, confeccionou pelo quarto ano consecutivo, seu gigantesco presépio dentro de sua pequena mas aconchegante casa. Tudo para receber o Padre Márcio Almeida e a Folia de Reis da Paróquia São Sebastião. Não faltaram guloseimas para os fiéis que compareceram à Igreja Santa Mônica, na humilde Festa de Reis, na Comunidade do Bairro Bela Vista.

folia de reis afonso claudio 2Padre Márcio fez a abertura do evento, com a oração do Pai Nosso, sem se esquecer de mencionar que: “Jesus Nasceu entre todos os povos”. Sob fogos de artifício, do alto do Bairro, a Folia de Reis São Sebastião desceu a rua sentido à Igreja Santa Mônica, onde cantou frente ao altar. A seguir, a folia ocorreu na casa da anfitriã, dona Margarida Ferreira Sobrinho.

Na sala colorida da simples casa e sem espaço para mais decores, os foliões lotaram o ambiente e a cantoria contagiou até os que não conseguiram acesso. Dezenas de fiéis e curiosos ficaram às margens da rua, ouvindo os cânticos dos foliões. Dona Alvina da Costa Novaes, de 82 anos, era uma das mais animadas foliã.

folia de reis afonso claudio 1A festa terminou na Igreja Santa Mônica, com a benção aos alimentos e distribuição de variedades deliciosas de bolos, biscoitos, pães e sucos naturais, preparados pela comunidade Paróquia São Sebastião e Comunidade Santa Mônica. Todos se fartaram, principalmente as crianças, que receberam chocolates e balas, oferecidos por ouvintes da Rádio Educadora.

A Igreja Católica está comemorando seus 118 anos de vida em Afonso Cláudio. Tudo sobre a paróquia até seu centenário de existência se transformou em livro, escrito por dona Zuleika Haddad Fafá e Estela Haddad de Souza. Nos últimos dezoito anos, materiais estão sendo angariados e eventos recentes são registrados para a sequência dessa bela história Católica.

O livro, que ainda não tem data para o lançamento, será escrito por Cléia Novaes, da família que deu vida a Folia de Reis. Vitor da Costa Novaes, fundou a Folia de Reis, há quarenta e cinco anos. A cada dia cresce o número de participantes da Folia de Reis São Sebastião, que sempre está presente em festas religiosas no município e em outras regiões.

Veja também

Rainha Italemanha (1)

Reconhecimento da Italemanha como patrimônio cultural imaterial do Estado pode impulsionar evento

jacaré em mf

Jacaré é avistado caminhando por estradas em Marechal Floriano e assusta moradores

uso da ia

Uso da Inteligência Artificial aumenta a eficiência no Governo do Estado

radio ES

Com recordes de audiência, Rádio Espírito Santo completa 85 anos e celebra modernidade

preso em soido

Líder de tráfico de drogas de Cariacica é preso em Domingos Martins

vni

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do Estado

eja matricula

Período de matrícula para alunos da EJA na Rede Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (13)

café freepik

Tomar café pela manhã reduz risco de problemas cardiovasculares, aponta estudo