Festa para celebrar uma década da Casa do Nonno em Marechal Floriano
Publicado em 17/05/2024 às 16:12
Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação
Com uma década de histórias e memórias, a Casa do Nonno se tornou um ponto turístico da herança italiana para a comunidade de Araguaya, em Marechal Floriano. Em homenagem aos 10 anos de sua inauguração, nesta sexta-feira (17), a partir das 19 horas, a casa abre suas portas para celebrar a data com músicas tradicionais italianas e convidados especiais.
Além das comemorações, está programado um momento especial de reconhecimento para todos que contribuíram para a realização desse projeto. Também será realizada a primeira apresentação do Gruppo Folcloristico Villagio di Araguaya.
Para destacar a união da comunidade, todos são convidados a participar da partilha de alimentos. Cada um pode contribuir levando algo, como vinho, polenta, biscoitos, queijo e linguiça, bem ao estilo das festas típicas italianas.
Barro, madeira e telhados de história
Conhecida como Casinha do Nonno, o imóvel feito com estuque e barro, foi inaugurada em 17 de maio de 2014. O Sr. Ângelo Uliana, filho de imigrantes italianos e já falecido, com seu amigo Admilson Grecco, deram vida ao projeto com a comunidade local.
A neta do idealizador da Casa do Nonno, Isadora Uliana, compartilha com alegria o legado do avô para a comunidade. “A Casa do Nonno representa o amor de meu avô pela herança italiana e seu desejo de contribuir para a comunidade. Ao longo desses 10 anos, tem sido uma realização ver seu sonho se concretizar”, disse Isadora Uliana.
A casa é uma réplica fiel das habitações dos primeiros imigrantes de Araguaya. Sua construção em estuque, revestida de barro e madeira, com telhados de tabuinhas, relembra o passado histórico da região. Em seu interior, uma variedade de objetos antigos, como ferros de passar, rádios, moedores de carne e moinhos de café, oferecem um ar da vida cotidiana das famílias de Araguaya na época.