Festa do Socol celebra tradição italiana nas montanhas do Espírito Santo

Publicado em 14/01/2024 às 00:14

Compartilhe

Socol-e-linguica-gigantes-sao-atrativos-de-festa-em-Venda-Nova-do-Imigrante

Produto típico italiano e que ganhou fama nacional com a produção nas montanhas capixabas, o socol tem um evento anual só para ele. E a 22ª edição da Festa do Socol será realizada entre os dias 4 e 5 de maio, em Venda Nova do Imigrante. O evento acontecerá na comunidade de Alto Bananeiras, na zona rural, ponto mais alto do município, onde a iguaria de maturação natural carrega consigo mais de um século de tradição.

O socol é um embutido cujo nome remete aos ossos do pescoço do porco. Em 2018, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu o registro de Indicação Geográfica (IG), garantindo a autenticidade desse produto à região nordeste do município de Venda Nova do Imigrante, a “Capital Nacional do Agroturismo”. Atualmente, oito famílias têm o direito do uso do selo da IG, garantindo reputação e notoriedade ao produto e atraindo o interesse de turistas de todo o país e do mundo.

E nesse contexto, a Festa do Socol começou de forma modesta e tornou-se um evento grandioso graças à comunidade unida e engajada de Alto Bananeiras. Mais de 150 voluntários trabalham incansavelmente para tornar o evento 100% beneficente, com parte dos lucros revertida para entidades locais, como as Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo (HPM), 10%; e Apae-VNI, outros 10%; e para melhorias na comunidade e investimentos na festa do ano seguinte (80%).

Com os recursos do evento passado, os moradores instalaram câmara fria e encanamento com gás na área da festa. “No ano passado, colocamos muitas novidades, e vamos manter o que deu certo em 2024”, destaca Hiago Falqueto, um dos coordenadores do evento.

Em 2023, a Festa do Socol atraiu um público de mais de quatro mil pessoas, que desfrutaram de dois dias repletos de atrações. Foram consumidos 300 quilos de socol, e o leilão do socol gigante e o palpite para adivinhar o tamanho da linguiça foram alguns dos destaques. Além disso, a festa contou com novidades, como a aula show no sábado com receitas à base do embutido. Foi a primeira vez que a festa contou com programação diurna no sábado.

“A Festa cresceu nos últimos anos. Passamos de 100 quilos para 300 quilos de socol em 2023, feitos pelos voluntários. Vamos manter a organização com a divisão de equipes, a sinalização no ambiente do evento para facilitar o ir e vir do público e caixas móveis para manter a qualidade dos serviços. E claro, vamos oferecer muita comida boa, a exemplo do pastel de socol e diversas bebidas”, atesta Falqueto.

O evento será realizado de frente para o Lago de Alto Bananeiras, um dos pontos turísticos de Venda Nova do Imigrante. Trata-se de uma reserva artificial de água que espelha o céu azul. Fica pertinho da Igreja Católica da comunidade e é um cenário incrível para fotos. Quem quiser pode levar o anzol, pois o lago contém várias espécies de peixe para pesca. Para chegar, pegue a rodovia BR-262 na altura do km 106 no sentido Alto Bananeiras. Deste ponto, são apenas 4,5 km de estrada de chão bem conservada.

PROGRAMAÇÃO – A Festa ocorre geralmente no sábado e domingo, de dia e à noite. A entrada é gratuita de meio-dia às 18h no sábado e, no domingo, antes da missa. A programação oficial, assim como as atrações musicais e o valor dos ingressos serão divulgados em breve.

Fonte: Calabria Comunicação

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido