Festa do Morango 2022 é cancelada e local da festa receberá obras de mais de R$ 850 mil
Publicado em 29/05/2022 às 10:50
Texto: Julio Huber / Foto: Mosaico Imagem
Domingos Martins
A tradicional Festa do Morango, que é realizada há mais de 30 anos em Pedra Azul, Domingos Martins, não será realizada este ano. A informação foi confirmada oficialmente pela Associação Festa do Morango (Afemor), que é a entidade realizadora do evento.
De acordo com a presidente da Afemor, Lair Cebin, os motivos para o cancelamento da festa em 2022 são as importantes obras que devem começar nos próximos dias no Centro de Eventos Morangão, e que são necessárias para a realização da tradicional festa. Este será o 3º ano seguido que a festa deixa de ser realizada. Em 2020 e 2021, o evento não aconteceu devido à pandemia da Covid-19.
“Estamos tristes com a não realização da festa, mas essas obras são necessárias. Serão feitas todas as instalações elétricas subterrâneas, iremos instalar um novo e potente transformador e o galpão também será ampliado. Serão investidos mais de R$ 850 mil”, informou Lair.
Os recursos são do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e foram liberados nos últimos dias para serem utilizados. Lair Cebin destacou que as obras vão oportunizar mais segurança ao local, e toda a obra atenderá às normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros, com instalação de hidrantes, caixas d’água e demais instalações necessárias para a segurança do local.
A previsão é de que as obras comecem no próximo mês, mas ainda não há uma previsão para o término. “Com a conclusão dessas obras, teremos economia durante a realização da Festa do Morango, pois não precisaremos mais fazer tantas adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros e nem alugar os transformadores para suportar os equipamentos de som, iluminação e outros consumos de energia durante os eventos”, enfatizou.
MAIS EVENTOS – A presidente da Afemor revelou que após as melhorias estarem concluídas, o Morangão passará a receber eventos e atividades constantemente. “Queremos promover diversos eventos e movimentar esse importante espaço que temos em Pedra Azul. Não faz sentido manter esse centro de eventos parado boa parte do ano”, acrescentou.
Não há uma previsão para o término das obras, mas Lair espera que ainda este ano o Morangão já comece a receber eventos. “Estamos tristes que não será possível realizar esse ano a Festa do Morango, mas prometemos uma grande festa para o ano que vem. E já estamos planejando eventos ainda esse ano, assim que as obras terminarem”, garantiu.
A secretária de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Rejane Entringer, disse que as melhorias são fundamentais para tornar o Morangão mais ativo. “Hoje, o Centro de Eventos Morangão, que está localizado numa área nobre da região, é subutilizado, pois carece dessa melhoria na infraestrutura. Poderemos fazer parcerias e trazer grandes eventos para a região, gerando renda, emprego e melhoria da qualidade de vida da comunidade”, afirmou.