Festa do Café leva multidão a Santa Maria de Marechal
Publicado em 06/11/2018 às 10:15
A 25ª edição da Festa do Café levou uma multidão a Santa Maria de Marechal, em Marechal Floriano, no último final de semana. Durante os três dias do evento foram realizados vários concursos, sorteios e homenagens a pessoas ligadas ao cultivo do café.
A abertura da festa aconteceu na sexta-feira (02), com o XV Concurso de Qualidade do Café. Na categoria Café Natural, o vencedor foi Eurico Sales Prata, seguido por Edmar Busato e Caio César Klippel Kröhling. Na categoria Cereja Despolpado, José Carlos Velten ficou em primeiro lugar, com Denizar Dias Douro em segundo e Fernando Douro em terceiro. O primeiro colocado ganhou R$ 2 mil, oferecidos pelo Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano.
No sábado (03), o dia começou com a Caminhada do Imigrante, que saiu da Comunidade de Santa Úrsula, em Soído de Baixo, e chegou a Santa Maria. Cerca de 200 pessoas fizeram o percurso.
À tarde, uma linda apresentação do grupo de Dança Alemã Grünes Tal Kinder abrilhantou a festa. Logo após, a engenheira química Carolina Oliveira fez palestra sobre o Processo de Extração de Óleo da Borra do Café para Manipulação de Cosméticos. O médico José Geraldo Mill falou sobre “Café e os Benefícios à Saúde”. Depois das palestras, várias senhoras da comunidade foram homenageadas.
O primeiro Concurso do Melhor Cafezinho foi um sucesso, e doze mulheres participaram desta edição. As vencedoras foram Luciene Garcia Prata (esposa de Eurico Sales Prata, o campeão da categoria Café Natural), Maria da Penha Marchesi Huber e Silvana Huber Tesch. Vinte e seis pessoas do público fizeram a degustação e escolheram os cafezinhos premiados. O Coral São José, regido pelo maestro Max Carvalho, fez uma linda apresentação, levando ao público conhecidas canções populares.
A realeza da Festa do Café
Um dos momentos mais aguardados foi a escolha da rainha e das princesas da Festa do Café. O salão comunitário ficou lotado, e as candidatas tinham torcida organizada. A Rainha do Café 2018 foi Letícia Douro Gilles, seguida pela 1ª Princesa, Pamella Soares Salina e 2ª Princesa, Larissa de Jesus Nestoras.
O desfile deste ano foi muito especial, e contou com a participação de todas as 15 rainhas das edições anteriores (em alguns anos, não houve concurso). Elas subiram ao palco para comemorar o Jubileu de Prata da Festa do Café e encantaram o público.
No domingo (04), a Festa do Café começou com uma apresentação na EMEF Professor Nicolau Kröhling. Em seguida, no Monumento aos Imigrantes, foi feita uma homenagem aos que primeiro chegaram a Santa Maria de Marechal. Na réplica da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, foram rezados o Pai Nosso e a Ave Maria, em Alemão, em memória aos antepassados.
A Missa de Ação de Graças pela Colheita do Café teve momentos muito especiais e contou com a participação do Coral São José. Em seguida, apresentações do grupo de Dança Alemã Grünes Tal, sorteio de um caminhão e, para encerrar, show baile com Ernesto Mathias.
A 25ª Festa do Café foi organizada pela comunidade de Santa Maria de Marechal, Associação para Desenvolvimento Comunitário de Santa Maria (ADCSM) e Associação dos Agrodescentes do Distrito de Santa Maria (Agrodisma), com apoio da Prefeitura de Marechal Floriano, do Governo do Estado do Espírito Santo, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).