Festa da Uva e do Vinho começa a ser preparada em São Bento de Urânia, Alfredo Chaves
Publicado em 24/01/2019 às 11:12
Uma programação de dar água na boca: uvas deliciosas colhidas nos quintais e propriedades rurais dos produtores em São Bento de Urânia, comunidade de Alfredo Chaves, vizinha de Marechal Floriano, serão vendidas durante evento cultural. Os lavradores que cultivam a fruta estão felizes com a produção e já se preparam para o tradicional evento “Festa da Uva e do Vinho”.
O segundo domingo de fevereiro, dia 10, já poderá ser considerado como reservado para quem gosta da cultura: em São Bento de Urânia como ocorre em 54 anos, haverá uma missa festiva pela manhã e logo após será aberta a exposição dos produtos regionais com a uva em plano inicial, já que praticamente todos os lavradores a cultivam.
Junto à exposição durante todo o dia acontecem apresentações culturais como músicas italianas e cantores regionais também têm a oportunidade de apresentações. Mas o concurso que elegerá o melhor vinho da região será um dos mais importantes itens da programação do domingo.
Além do vinho, os produtores rurais de São Bento de Urânia preparam doces, pães caseiros, geléias e outras iguarias do cardápio italiano. Tudo em quantidade razoável é posto à venda durante todo o domingo quando é realizada a tradicional festividade em homenagem à produção da deliciosa fruta.
O agricultor Paulo Cibin, que sempre participa da organização da festa afirma que São Bento de Urânia é uma só família. “Já estamos nos aprontando para receber os visitantes que virão brindar neste dia com alegria e novamente esperamos um bom público pois são todos que se traduzem neste sucesso”.
Até os melhores produtos colhidos passarão por concursos e os produtores da melhor uva e do vinho mais aprovado pelos jurados serão premiados durante a Festa da Uva e do Vinho. O lavrador Severino Busato, que produz uvas e alimentos gerais comercializados na Grande Vitória e outras regiões vai participar do concurso de qualidade da uva.
“Trata-se de um divertimento inigualável em todos os sentidos e quando ganhamos, maior ainda é a alegria que nos fornece força e vontade para continuar trabalhando na produção de alimentos para os capixabas”, disse o agricultor Severino Busato.