Festa com literatura, música e muita cultura neste fim de semana em Vargem Alta
Publicado em 11/08/2023 às 17:09
O município de Vargem Alta se prepara para receber a 2ª edição da Festa Literalta, que será realizada neste sábado (12), na estação ferroviária do centro da cidade. O evento promete um dia inteiro de atividades culturais gratuitas, valorizando a literatura e dialogando com diversas formas artísticas, incluindo shows musicais, apresentações culturais, mostra de filmes, feirinha de livros, oficina e muito mais.
A edição deste ano traz como tema “O Eco da Mata Que Ecoa na Palavra”, com um conceito curatorial que visa valorizar os povos de origens indígenas e quilombolas, bem como a literatura que se relaciona com a ecologia de forma mais profunda. O objetivo é buscar um olhar decolonial, libertando a produção de conhecimento da episteme eurocêntrica, e dar destaque às produções literárias que questionam problemas ambientais e buscam promover o cuidado com a terra.
O evento contará com três mesas de debate que abordarão temas relevantes para a preservação do meio ambiente e a valorização das poéticas indígenas e literatura capixaba.
A mesa um será “Eco da Mata”, que abordará a importância de escutar a natureza, entender as consequências da interferência humana nas matas, florestas, rios e mares. Convidados especialistas irão debater sobre problemas ambientais atuais e ações desenvolvidas para preservar a Mata Atlântica.
A mesa dois terá como tema: “Palavras e Poéticas Indígenas”, que trará à tona a valorização da história dos povos indígenas e suas relações poéticas e literárias com a natureza. Serão discutidos os desafios da afirmação de identidades simbólicas, estéticas e culturais por meio de lendas, rituais e outras expressões literárias.
Já a terceira mesa será sobre “Natureza em Palavras”, que focará na literatura que interfere na condição humana e no interesse em cuidar da terra. Autores capixabas apresentarão suas produções literárias que abordam questões ambientais e seus efeitos sobre a humanidade.
Além das mesas de debate, a Festa Literalta terá uma rica programação cultural, com apresentações do Grupo Guerreiros Tupinikim da Aldeia Indígena Caieiras Velha, o Grupo de Caxambu Fé, Raça e Um Só Coração, o Grupo de Capoeira Filhos da Princesa do Sul e uma sessão de filmes ao ar livre com exibição de “Jorge e a Cidade” e “Os Incontestáveis”. Os shows contarão com a roda de samba do Grupo Reprise e Ronnie Silveira & Jazz trio.
Uma feira de livros na área exterior da estação ferroviária reunirá editoras e livrarias capixabas, proporcionando aos visitantes acesso a diversas obras literárias de qualidade.
Para os interessados em literatura e arte, haverá a oficina “Poesia e Ecoperformance”, ministrada por Weber Cooper, abordando a criação poética e performance em contato com a natureza. A oficina será voltada para alunos da EEEFM “Presidente Lüebke” e ocorrerá no dia 11 de agosto.
A 2ª edição da Festa Literalta é busca promover a cultura, valorizar a literatura e abrir espaço para reflexões sobre a natureza e suas interações com a palavra. A entrada é gratuita. O evento busca trazer novas perspectivas para a comunidade de Vargem Alta e região.
A realização é da Tangerinas do Deserto Produções, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 018/2021 – Produção de Obras Literárias e Incentivo à Leitura, da Secretaria da Cultura (Secult). O projeto conta ainda com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Vargem Alta e da Reserva Ambiental Águia Branca.
Serviço:
Evento: 2ª edição da Festa LITERALTA – “O Eco da Mata Que Ecoa na Palavra”
Site: www.literalta.com
Data: 12 de agosto de 2023
Local: estação ferroviária do centro de Vargem Alta
Entrada: gratuita
Saiba mais em: www.literalta.com
PROGRAMAÇÃO
SÁBADO (12/08)
Local: Estação Ferroviária Centro de Vargem Alta
- 8h – Abertura da Feira de Livros
- 8h30 – Roda de Capoeira: Grupo Filhos da Princesa do Sul
- 9h – Mesa de Debate: O Eco da Mata
- Palestrantes: Val Rocha; Aline Lobato e Vinicius Soares de Oliveira
- Mediador: Helimar Rabello
- 10h – Abertura da praça de alimentação
- 10h30 – Show musical: Projeto – Ronnie Silveira & Jazz Trio: Um show de Inverno
- 12h – Performance poética: Projeto – Poecrítica
- 12h30 – Teatro de bonecos: Valdemir Fantoches
- 13h30 – Apresentação cultural: Grupo Guerreiros Tupinikim (Aldeia Indígena Caieiras Velha, Aracruz)
- 14h30 – Apresentação cultural: Grupo de Caxambu FÉ, RAÇA E UM SÓ CORAÇÃO (Pedra Branca, Vargem Alta)
- 15h30 – Mesa de debate: Palavras e Poéticas Indígenas
- Palestrantes: Jocelino Quiezza Tupinikim, Mauro Luís Carvalho Guarani e Marina Rodrigues Miranda.
- Mediador: Raoni Huapaya
- 16h30 – Mesa de debate: Natureza em palavras
- Palestrante: Renata Bonfim e Fabiane Taylor
- Mediador: Saulo Ribeiro
- 17h30 – Homenagem a Jorge de Castro
- 18h30 – Sessão de filmes: Projeto Combiousa
- “Jorge e a Cidade” (Direção: Victorhugo Amorim)
- “Os Incontestáveis” (Direção: Alexandre Serafini)
- 20h – Encerramento da Feira de livros
- 20h – Show musical: Grupo Reprise
- 22h- Fim do Evento
Fonte: Assessoria de imprensa do evento