Fest Cine 2019 reuniu mais de 800 produções em Pedra Azul
Publicado em 31/05/2019 às 13:50
O 2º Fest Cine Pedra Azul, realizado no Bristol Vista Azul Eco Resort, em Pedra Azul, Domingos Martins, foi considerado um sucesso. O evento contou com mais de 800 filmes participantes da Mostra Competitiva. Entre eles, produtores de obras de longa e curta metragem, além de documentários e animações. O evento ocorreu entre os dias 22 e 25 de maio.
A ideia do evento foi levar o cinema e a cultura de outras regiões para as montanhas do Espírito Santo. O Fest Cine é idealizado pela Tower Filmes e a Galpão Produções e já tem data para a próxima edição, que acontecerá no mesmo local, e nos dias 20 a 23 de maio de 2020.
As categorias de premiação do evento foram: Longa-Metragem (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Fotografia); Curta-Metragem: (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Fotografia); Documentário: (Melhor Filme e Melhor Direção) e Animação (Melhor Filme).
Uma das vencedoras do festival este ano foi a varginense Maria Brasil, de apenas 12 anos. A atriz ganhou o prêmio na categoria atriz revelação por ter atuado no filme “As Inventariantes”, de Nei Francisco. A trama fala sobre a história de Juliano, representado pelo ator Zé Pedro Baroni, que passa por um problema de saúde terminal que o impossibilita de falar.
Outro vencedor foi o filme “Rebento”, de André Morais, da Paraíba. O filme se destacou nas categorias de Melhor Fotografia, com João Carlos Beltrão, Melhor Ator, com Fernando Teixeira e nas demais categorias, de Melhor Roteiro, Melhor Diretor e Melhor Filme, com André Morais. A vitória foi noticiada nos veículos locais do estado da Paraíba.
Alex Reis e Karini Fernandes, responsáveis pela divulgação do festival nas redes sociais, também elogiaram a organização do evento.
A lista completa dos vencedores está disponível no site oficial do evento: www.festcinepedraazul.com.br.vNo dia 24, o evento contou com a participação da Orquestra Sinfônica do Sul do Espírito Santo, que realizou uma apresentação encantadora. Essa apresentação e os detalhes do evento foram registrados em vídeo pela organização para divulgá-lo nos dias correntes do festival e nos posteriores.
Se fizeram presentes, também, muitas escolas da região. Alunos de todas as idades puderam prestigiar os filmes e as premiações. Para o organizador Marcuz Gomez, a presença das crianças foi fundamental para o sucesso do evento. “Esse ano o número de alunos das escolas praticamente dobrou em relação ao ano passado. Todos os dias do evento, as salas de exibição estavam lotadas. Os filmes são de ótima qualidade, inclusive muitos foram premiados em outros festivais”, afirma. Marcus também comentou sobre o encontro dos realizadores e elogiou, também, a coletiva cedida por eles.
Importância do festival
O Fest Cine representa para o município de Domingos Martins e seus habitantes, além de uma riqueza de cultura, um desenvolvimento no turismo local, pois traz gente de todas as partes do Brasil para prestigiar os premiados e torcer para os seus favoritos. Além disso, coloca o município em destaque no cenário cinematográfico e de turismo brasileiro.
O troféu
O Troféu oferecido pelo evento possui o nome de um dos pontos turísticos do município de Domingos Martins, “Rota do Lagarto”, como uma homenagem à rodovia que cerca a região de Pedra Azul e se concentram os tradicionais hotéis, restaurantes e pousadas do município.