Férias e planejamento: como se organizar
Publicado em 12/12/2021 às 10:59
A procura por viagens começou a aumentar com a melhora do cenário da pandemia de Covid-19. Sete em cada dez turistas brasileiros estão se preparando para encarar as estradas novamente, segundo levantamento do Booking, um site especializado em reservas e acomodações.
Decidir o destino das férias é só o primeiro passo. Para realizar esta decisão, é preciso fazer uma lista de lugares que gostaria de conhecer e passar esse período de descanso e relaxamento analisando os prós e contras. Tem lugares que são modismos, que não refletem as nossas próprias vontades e gostos. É preciso calcular com realismo o tempo e os recursos financeiros que temos disponíveis para a viagem tão esperada.
Utilizar as redes sociais e os aplicativos especiais para viagens pode ser uma ótima pedida, já que relatos e dicas de turistas são ótimas oportunidades para descobrir com mais franqueza se o destino é realmente um bom investimento. Entre em sites e grupos e leia comentários dos moradores da região também para conhecer o local por uma outra perspectiva.
E se prepare, pois a palavra-chave deste verão certamente será “paciência”. Uma alta concentração de pessoas só tem o período de férias escolares e recesso de final de ano para viajar. E todas estão mais eufóricas pelo aguardado verão fora de casa. Com a demanda reprimida durante a pandemia, viajar é uma questão de prioridade. O tempo não volta, então aproveite para viajar.
Se planejar financeiramente com antecedência também precisa estar no topo da lista para quem quer curtir sem prejudicar o orçamento. Comprando passagens e reservando hospedagens na baixa temporada, você poderá aproveitar preços mais baixos e planejar o passeio com mais segurança.
A economia mensal é um caminho excelente para projetar uma viagem dos sonhos. Separe parte da sua renda mensalmente; assim, você consegue aproveitar a viagem, sem comprometer o orçamento do resto do ano. Para este planejamento, é preciso considerar alimentação, hospedagem, lazer, compras e transporte, que pode ser uma passagem de avião ou a locação de um carro para viajar em grupo. Lembre-se, quem se planeja tem menos chances de se aborrecer com imprevistos. Pesquise por boas ofertas e pacotes mais baratos, assim, descansar verdadeiramente se torna uma atividade muito mais fácil.
Alguns cuidados também precisam ser tomados, como uma reserva para eventuais emergências, para não extrapolar o orçamento pré-definido. Também evite parcelar muitas compras, para que sua pós-viagem não vire uma grande bola de neve. Minimize o uso do cartão de crédito de maneira descontrolada, principalmente se for visitar cidades fora do Brasil, para evitar a inflação do dólar.
Se atente aos protocolos sanitários de cada destino, para que tudo saia de acordo com o que foi idealizado. Você pode contratar uma agência também se toda essa organização parecer muito complicada, porém fique atento às propagandas que parecem “boas demais para ser verdade” – na maioria das vezes, elas são sinônimo de cilada.
Fonte: iStock