Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 3,3% em 2024

Publicado em 18/11/2024 às 14:37

Compartilhe

Money - Brazilian Coins - Several

Foto: Freepik

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou a estimativa de crescimento da economia brasileira para 2024, passando de 3,2% para 3,3%, segundo o Boletim Macrofiscal divulgado nesta segunda-feira (18). A previsão para a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), também subiu, de 4,25% para 4,40%.

A revisão na projeção do Produto Interno Bruto (PIB) reflete o desempenho acima do esperado no segundo trimestre e um leve ajuste nas expectativas para o terceiro trimestre, cuja expansão foi revisada de 0,6% para 0,7%. Apesar do aumento, a SPE aponta uma “desaceleração moderada” no ritmo de atividade econômica, impulsionada por um crescimento excepcional no segundo trimestre, que registrou alta de 1,4%.

Setores econômicos

O setor agropecuário apresentou melhora na previsão, com a expectativa de retração revisada de -1,9% para -1,7%, devido a projeções mais positivas para a colheita de algodão e produtos da pecuária, compensando quedas esperadas em culturas como laranja, trigo e café.

A indústria deve crescer 3,5%, com destaque para os setores de transformação e construção civil, favorecidos por políticas como o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o programa Minha Casa, Minha Vida e as menores taxas de juros em comparação a 2023. A projeção para o setor de serviços subiu de 3,3% para 3,4%, impulsionada por um mercado de trabalho aquecido e melhores condições de crédito para as famílias.

Inflação e perspectivas

A previsão para o IPCA subiu para 4,40%, próximo ao teto da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (3%, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo). A alta é atribuída a preços mais voláteis, como alimentos, influenciados pelo câmbio e condições climáticas.

Para os próximos anos, a expectativa é de desaceleração inflacionária. Em 2025, o IPCA deve atingir 3,6%, refletindo aumentos esperados no preço de proteínas animais e efeitos cambiais recentes. O INPC, utilizado para ajustes salariais, deve encerrar 2025 em 3,4%, enquanto o IGP-DI, influenciado por variações no dólar, deve atingir 4%.

Impactos no orçamento

Os dados do Boletim Macrofiscal serão utilizados no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, previsto para o dia 22. Esse relatório orienta a execução do orçamento, permitindo ajustes com base na meta de déficit primário e no novo arcabouço fiscal.

Fonte: Agência Brasil

Veja também

acidente na br

Motorista fica presa às ferragens após carro cair em barranco na BR-262, em Marechal Floriano

assassinato em mf

Homem é assassinado a facadas em Marechal Floriano e polícia investiga o caso

obras na br

Obras avançam em trechos da BR-262 em Marechal Floriano e Domingos Martins

destaque_concurso_unificado_copy

Concurso Nacional Unificado: Ministério divulga resultados de revisão de títulos

G20 1

Líderes do G20 aprovam proposta de taxação para super-ricos

capa,,

Finais de torneio de futebol de base nas Montanhas atraem olheiros de clubes nacionais

concelho tutelar marechal floriano

Inscrições para vaga de suplentes do Conselho Tutelar de Marechal Floriano são prorrogadas

capa

Atleta martinense de taekwondo conquista medalha de prata nos Jogos da Juventude