Falta de energia elétrica causa desabastecimento de água em região de Domingos Martins

Publicado em 07/01/2025 às 17:59

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Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Parte da comunidade de Perobas, em Domingos Martins, vive uma situação crítica desde às 05h da manhã de ontem (06), devido à falta de energia elétrica, que já dura mais de 36 horas. Além de prejudicar a conservação de alimentos, a falta de energia afetou diretamente o abastecimento de água da comunidade.

Moradora da região, Jackeline Borghardt relatou as dificuldades enfrentadas pelos residentes. “Estamos sem energia desde ontem de manhã, e a situação ficou ainda pior quando a bomba de água parou de funcionar. Sem energia, as bombas não conseguem puxar a água do rio, e estamos sem água nas torneiras”, conta Jackeline.

Ela explica que muitos moradores dependem da água do rio para as atividades diárias e estão com sérias dificuldades para atender às necessidades básicas, como o consumo de água e o uso nos afazeres domésticos.

A falta de energia, que também compromete a conservação de alimentos armazenados nas geladeiras, tem gerado grande preocupação na comunidade. “Muitos de nós compramos alimentos em grandes quantidades, devido à distância dos supermercados. Estamos com medo de perder as carnes e outros produtos armazenados, o que seria um grande prejuízo, além da dificuldade com a água”, relatou Jackeline.

Segundo Jackeline, funcionários da EDP – empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região – estiveram na localidade no final da tarde de ontem (06), mas não conseguiu resolver o problema. “A equipe da EDP até tentou resolver, mas a tempestade atrapalhou o trabalho deles. Disseram que voltariam hoje, mas até agora ninguém apareceu, e continuamos sem energia e sem água”, lamentou Jackeline.

Com a previsão de mais chuvas fortes, a situação se agrava, deixando a comunidade ainda mais preocupada. “Já fizemos várias ligações para a EDP, mas não tivemos nenhuma resposta satisfatória. A comunidade está cansada de esperar. Estamos todos na mesma situação. Precisamos de uma solução urgente, porque não podemos continuar assim”, concluiu Jackeline.

EDP afirmou que equipes estão atuando na região

Em nota, a concessionária EDP informou que: “Os temporais que atingiram a região de Domingos Martins neste domingo (5) e nesta segunda-feira (6) elevaram o nível de criticidade da operação do sistema elétrico da área rural de Perobas. Em conformidade com o Plano Verão 2024/2025 da EDP, equipes técnicas foram reforçadas e seguem mobilizadas 24 horas no atendimento e normalização do fornecimento de energia. Para a referida localidade, equipes técnicas já estão direcionadas para o EDatendimento e reparo da rede elétrica atingida”.

Ainda segundo a concessionária, além das descargas atmosféricas, a rede elétrica da região sofreu com a queda de árvores e galhos, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade. “No momento, as ocorrências registradas afetam pontualmente alguns clientes, áreas isoladas e de difícil acesso”.

Por fim, a empresa destacou que “em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à serviços essenciais à população: hospitais, postos de saúde, escolas, e casos que possam oferecer risco à população. Parte dos trabalhos é realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso”.

A companhia também fez uma orientação para que “a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos”. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento: www.edp.com.br; Aplicativo EDP Online; WhatsApp (27) 99772-2549 e a Central de Atendimento ao (0800 721 0707).

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