Falta de chuva faz governo do Espírito Santo decretar estado de alerta

Publicado em 08/12/2023 às 08:15

Compartilhe

agua-08-12-ft-Julio-Huber

A escassez de chuva no Espírito Santo está deixando preocupando governantes do Estado. A preocupação com a falta de água fez com que o Governo Estadual, por meio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), adotasse uma medida de precaução, que é a publicação do decreto de estado de alerta, que consta no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (08).

O diretor-presidente Agerh, Fábio Ahnert, disse que o Estado está enfrentando um momento atípico, pois o período de chuvas já devia ter chegado e a situação é consequência das mudanças climáticas acentuadas pelo El Nino. Segundo ele, o Norte capixaba está em uma situação mais grave do que a Grande Vitória.

Segundo o decreto, ficam imediatamente proibidos em todo o território do Estado a perfuração de poços tubulares (artesianos), exceto quando comprovadamente destinados ao abastecimento humano. Também foi determinada a redução do volume diário outorgado para a captação de água nas portarias de outorgas de direito de uso dos recursos hídricos emitidas no Estado do Espírito Santo.

Entre as medias estão: redução de 20% do volume diário outorgado para a finalidade de irrigação; redução de 25% do volume diário outorgado, para as captações de água para a finalidade de consumo industrial e agroindustrial e redução de 35% do volume outorgado para as demais finalidades, exceto usos não consuntivos.

Aos proprietários de barragens a orientação é a de executar ações de manutenção e operação adequada, mantendo as estruturas de controle de entrada e saída da água da barragem funcionando adequadamente, e garantindo, no mínimo, 50% da vazão de referência no leito do rio a jusante do reservatório.

O secretário Fábio Ahnert explicou ainda que a resolução mudará o funcionamento do reservatório de Rio Bonito, em Santa Maria de Jetibá. “Esse reservatório tem uma função importante, pois é o maior reservatório do Espírito santo e tem a capacidade de suprir o consumo na Grande Vitória e também a agricultura de Santa Maria. Com a nova medida, o reservatório passar a ter a proibição de gerar energia abaixo da cota no valor de 645 metros. A cota é nível do reservatório. Este valor não prejudica a agricultura de Santa Maria e mantém abastecimento da Grande Vitória”, esclareceu.

AGRICULTURA – De acordo com o decreto, os usuários e empreendedores agrícolas devem adotar preferencialmente o período noturno para a irrigação dos cultivos, bem como ampliar o uso racional da água visando a redução do consumo.

As exceções são para: captações em cursos de água superficiais destinadas a irrigação localizada de olericulturas, limitadas a uma área de dois hectares por propriedade; cultivos em estufas, com sistema de irrigação por microaspersões ou irrigação localizada; cultivo hidropônico e viveiros para produção de mudas.

PREFEITURAS – Ações de Prefeitura também estão proibidas e podem ser penalizadas, quando necessário, ao realizarem atividades notadamente reconhecidas como promotoras de desperdício de água, tais como: lavagem de vidraças, fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras; irrigação de gramados e jardins; resfriamento de telhados com umectação ou sistemas abertos de troca de calor e umectação de vias públicas e outras fontes de emissão de poeiras, exceto quando a fonte for o reuso de águas residuais tratadas.

COMPANHIAS DE ÁGUA E ESGOTO – As companhias de água e de esgoto que atuam no Estado também serão impactadas. As orientações são de que sejam adotadas medidas visando o atendimento à prioridade legal do uso da água, para o consumo humano e à dessedentação animal em situações de escassez hídrica, prevista na Política Estadual de Recursos Hídricos.

Ainda devem ser desenvolvidas e implantadas imediatamente medidas necessárias à adaptação ao estado de alerta visando incentivar a redução do consumo médio diário de água. As companhias ainda deverão implementar medidas e intervenções necessárias à redução dos índices de perdas e do tempo de atendimento às solicitações de reparos e denúncias de vazamento em suas redes e adotar as medidas legais cabíveis visando incentivar a redução do consumo médio diário de água.

GRUPO TÉCNICO – Essa semana a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) também criou um Grupo Técnico de Contingenciamento e Mitigação dos Impactos da Seca e da Estiagem (GTSECA) no Estado do Espírito Santo.

O GTSECA tem como objetivo intensificar a gestão de recursos hídricos, o acompanhamento e o desenvolvimento das ações necessárias nos períodos de estiagem e seca no Espírito Santo, visando a minimizar os impactos dessas estiagens.

Entre as diversas atribuições, estão as de apoiar e acompanhar a execução de projetos, programas e ações voltados ao contingenciamento e à mitigação dos impactos da seca e estiagem para assegurar a utilização racional do solo e da água no contexto do desenvolvimento sustentável.

“A criação do grupo é importante para criar uma consistência e uma concentração maior em termos de equipe e ações de acompanhamento dentro da Agerh, e em outras instituições que atuam diretamente com essa temática. Estamos atuando em um esforço conjunto e com diversas ações de mitigação dos impactos da escassez de chuva no Estado”, destacou o diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert.

Fonte: Revista Negócio Rural/ Foto: Julio Huber

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná