Exposição fotográfica mostra história de bairro centenário em Alfredo Chaves

Publicado em 07/09/2019 às 11:30

Compartilhe

Os alfredenses terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história da cidade na exposição fotográfica “Memórias do Bairro Macrina”, que estará aberta para visitação a partir do dia 12 de setembro, às 19h. Nesse dia, será realizada a abertura oficial, com apresentações culturais, na quadra de esportes da comunidade. A entrada é franca.

As 100 fotos foram cedidas pelos moradores do lugar, que foi povoado por escravos há mais de 100 anos. “Quando soube, logo emprestei minha foto no carnaval. Estou muito honrado”, afirma o cabeleireiro e destaque da escola de samba do lugar, Jailson Galvão, 39 anos.

A mostra tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Fundo de Cultura pelo edital “Seleção de Projetos e Concessão de Prêmios para Pontos de Memória”.

As imagens vão revelar o início da região, bem como homenagear seus personagens importantes, como conta a preponente do projeto e professora de História, Joana da Penha Francisco. “Nosso objetivo é recuperar o legado de resistência e valorizar a afro descendência do bairro Macrina. Selecionamos fotos para mostrar as manifestações cotidianas, culturais e ainda as pessoas que marcaram história”, salienta.

Joana finaliza dizendo que a mostra será exposta também em outro local no Centro da cidade, na Estação de Matilde e voltar para a comunidade durante a festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

Exposição Memórias do Bairro Macrina
Abertura: 12 de setembro, 19h, quadra de esportes do bairro Macrina
Visitação: Quadra de esportes do bairro Macrina, de 13 a 18 de setembro, das 8h às 17h e de 08 a 10 de outubro, de 19h às 21h. No Clube Tororoma, no Centro, de 19 a 25 de setembro, das 8h às 17h e na Estação de Mathilde, em Matilde, de 11 a 27 de outubro, de 08h às 17h.

Veja também

Inclusao-Digital

Marechal Floriano inaugura Ponto de Inclusão Digital para acesso ao judiciário

noite-alema-1

Noite Alemã em Marechal Floriano terá gastronomia e encontro nacional de grupos de danças

Festa-do-Morango

Um banquete de sabores com morangos nas montanhas

200-celulares

Mais de 200 celulares são recuperados na primeira etapa do Projeto Recupera

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês