Expansão da rede de fibra óptica da Elonline fica pronta em fevereiro
Publicado em 27/11/2017 às 13:22
A Elonline, empresa do grupo E&L Produções de Software, está trabalhando pela ampliação e ativação de uma rede de fibra óptica em Campinho, Domingos Martins. Isso porque, a partir de fevereiro de 2018, a empresa deverá ofertar a expansão deste serviço. Entre as vantagens, estão a velocidade e a inexistência de ruídos no sinal.
O colaborador da empresa na área técnica, Paulo Vitor Hammer, explica que serão 98 Km de cabeamento de Vitória a Domingos Martins, que vão proporcionar a comercialização de planos com velocidade de até 60 Mb. “Além de uma banda mais alta, o preço será mais acessível do que o praticado no mercado da cidade atualmente”, explicou.
Hammer ainda destacou a imunidade de interferência no sinal. Isso acontece, pois o material utilizado nos cabos não é o cobre, mas vidro, sendo assim menos propenso a interferências eletromagnéticas. “Diferente da internet a rádio, por exemplo, a opção via fibra óptica não apresenta problemas em caso de mau tempo ou chuvas”, explicou o técnico.
Entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, os pacotes estarão disponíveis para a população de Domingos Martins. Posteriormente, a rede será estendida para outras localidades, como Paraju, Ponto Alto, Santa Isabel e também para Marechal Floriano. “A tabela de valores está sendo formulada. Mas podemos adiantar que será algo econômico e eficaz”, mencionou Hammer.
O diretor estratégico do Grupo E&L, Estevão Holz, informou que a oferta de fibra óptica já alcança as sedes de Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. “Estamos trabalhando para ampliar a oferta desse serviço”, disse.
Saiba mais
A tecnologia da fibra óptica permite que os fios dêem conta de um volume de dados maior que outras opções de rede. Os cabos, com diâmetro na casa dos microns (milésima parte do milímetro), podem transmitir 2,5 milhões de chamadas telefônicas. Um fio de cobre convencional precisaria ter um diâmetro de seis metros, e consumir uma enorme quantidade de energia para transmitir esse mesmo volume de dados.