Ex-aluno e professores do Ifes recebem prêmio em congresso internacional de fabricação de ferro e aço

Publicado em 17/05/2024 às 10:43

Compartilhe

mundo-17-05-ft-div-IFES

Foto: Divulgação

O ex-aluno do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Lucas da Silva Renato e os professores do Campus Vitória José Roberto de Oliveira e Estefano Vieira foram premiados, no dia 8 de maio, durante o Congresso AISTech 2024, realizado em Columbus, Ohio (EUA). Eles foram contemplados pelo artigo “Use of CaO-Al2O3 Synthetic Slag on EAF Tapping for Steel Desulfurization”.

Esse é o primeiro artigo científico brasileiro a ser premiado na categoria Ladle & Secondary Refining, sendo o Ifes a primeira instituição brasileira a ser contemplada. O prêmio, criada em 2005, é concedido pela Association for Iron & Steel Technology (AIST), a maior associação na área de fabricação de ferro e aço do mundo.

O artigo é foi elaborado a partir da dissertação “Desenvolvimento de Escórias à Base de CaO-Al2O3 para dessulfuração de Aços no Vazamento do FEA”, que Lucas defendeu quando era aluno do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Propemm), com orientação do professor José Roberto de Oliveira. A publicação contou com a participação dos estudantes Raphael Mariano de Souza e Víctor dos Santos Dagostini; dos docentes Estefano Vieira e Felipe Fardin Grillo; e Jean Carlo Camasmie de Paola, da empresa Green Rocks.

“O trabalho é um resumo da dissertação e aborda a utilização de uma escória sintética, feita de cal e alumina, no processo de dessulfuração do aço. Estudamos o processo em uma unidade siderúrgica em Cariacica e, como resultado, observamos melhorias na dessulfuração do aço”, explica Lucas. Ele concluiu o mestrado em 2022 e, em 2023, o artigo foi submetido à premiação da Association for Iron & Steel Technology (AIST). Atualmente, Lucas trabalha como gerente de suprimentos em uma siderúrgica e cursa o doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

aistech 2

“O prêmio mostra o comprometimento do programa em promover a internacionalização, conforme as diretrizes da Capes e do Ifes”, destaca Estefano Vieira, coordenador do Propemm. “Os esforços da PRPPG junto com o Propemm estão dando resultados relevantes, fortalecendo o Ifes no cenário internacional através de seus egressos”, acrescenta.

O projeto premiado contou com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (PRPPG), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Sobre AIST
A Association for Iron & Steel Technology (AIST) é uma organização sem fins lucrativos com 16.600 membros de mais de 70 países. Possui 29 Comitês de Tecnologia, representando todas as facetas do processo de fabricação de ferro e aço, além de 22 seções de membros locais espalhados por seis continentes, representando uma rede de conhecimento e experiência em aço.

Fonte: Ifes

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná