Eventos celebram o centenário do botânico martinense Roberto Anselmo Kautsky
Publicado em 22/05/2024 às 16:46
Texto: Bruno Caetano / Foto: Instituto Kautsky
Em comemoração ao centenário do renomado botânico e ecologista martinense Roberto Anselmo Kautsky, o Instituto Kautsky, juntamente com o grupo Coroa, está organizando uma série de eventos em Domingos Martins e em Marechal Floriano, entre esta quinta-feira (23) e o próximo dia 6 de junho, para homenagear o legado do pesquisador, que faria 100 anos nesta quinta-feira. Com exposições, palestras e homenagens, os eventos celebrarão a vida e obra de Kautsky, um dos principais nomes da botânica e ecologia do Espírito Santo.
Para celebrar o centenário de Kautsky, a Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão, em Domingos Martins, recebe, a partir de amanhã (23), uma exposição com parte do acervo do pesquisador. A exposição, que fica aberta ao público até o dia 29 de maio, de 09h às 17h, reúne fotos, documentos, objetos pessoais e amostras botânicas coletadas por Kautsky ao longo de sua vida. Apenas no primeiro dia a exposição abre às 14h.
Ainda nesta quinta-feira, às 8h, haverá uma homenagem, em frente ao busto do orquidófilo, na Praça Dr. Arthur Gerhardth, no Centro. A partir de 18h, a homenagem será na Câmara de Vereadores, onde será concedida uma moção de aplausos e reconhecimento ao centenário de Roberto Kautsky.
Na sexta-feira (24), às 8h, o Centro Educacional Integração, no bairro Santa Rita, em Marechal Floriano, recebe o Dr. Elton M. C. Leme, especialista em bromélias, para uma palestra sobre a importância do trabalho de Roberto Kautsky para a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica
Para finalizar as comemorações, no dia 06 de junho, o Centro Educacional Integração fará uma homenagem ao centenário do Sr. Roberto na Feira de Ciências da Escola, em Marechal Floriano. Os alunos do 7º ano apresentaram a parte da bibliografia de Kautsky, suas espécies, o Instituto e a reserva Kautsky e a Refrigerantes Coroa, empresa que sempre apoiou o Instituto Kautsky.
Um legado para a região das Montanhas
Roberto Kautsky, conhecido carinhosamente como ‘Seu Roberto’, dedicou sua vida ao estudo e à preservação da flora e fauna da região das montanhas do Espírito Santo. Através de sua pesquisa, ele descobriu e classificou mais de 120 espécies de plantas, entre orquídeas, bromélias, begônias e helicônias, além de duas espécies de anfíbios. Seu trabalho contribuiu para tornar a região mundialmente conhecida entre pesquisadores e cientistas.
A colaboradora da organização das homenagens, Carla Volkers, e que teve a oportunidade de estagiar no Instituto Kautsky por dois anos, relembra com carinho os ensinamentos de “Seu Roberto”. “Ele me disse que a vida é uma constante busca pelo conhecimento. No dia que ele soubesse de tudo, a vida perderia o sentido. Essa paixão pelo aprendizado o impulsionou a continuar estudando mesmo após os 80 anos”, conta Carla.
O pesquisador foi um dos idealizadores do Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano, criado no ano de 1998. Em sua homenagem também foi criado o “Dia do Orquidófilo Martinense”, instituído há dois anos por meio da Lei Municipal n.º 2.626/2014.