Trombetas e Festas da Igreja Cristã Maranata reúne milhões em culto global
Publicado em 05/12/2024 às 11:46
Texto e fotos: Bruno Caetano – Foto principal: Sandro Ferreira
Conteúdo patrocinado
A Igreja Cristã Maranata (ICM) realizou a quarta edição do evento “Trombetas e Festas”, no último domingo (1º), no Maanaim, em Marechal Floriano, nas montanhas do Espírito Santo, reunindo lideranças da igreja, autoridades, fiéis e imprensa. O evento ocorreu simultaneamente em templos espalhados por mais de 90 países, sendo transmitido ao vivo para milhões de espectadores por meio de plataformas digitais e redes de televisão.
O culto anual especial iniciou em 2019, e desde então busca alertar sobre os sinais proféticos que indicam a iminente volta de Jesus Cristo, além de trazer um momento de comunhão e ensino bíblico aos fiéis. Em 2024, o evento alcançou mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, tornando-se o maior evento evangelístico global.
“Nosso objetivo não é falar sobre religião, mas sobre o contexto espiritual que vivemos. A Bíblia tem mostrado que estamos nos aproximando do maior evento da humanidade: a volta de Jesus”, afirmou o presidente da Igreja Maranata, o pastor Geldelti Victalino Teixeira Gueiros.
Uma mensagem profética ao mundo para os dias atuais
A mensagem central do evento foi fundamentada em passagens bíblicas que destacam o chamado à preparação espiritual, como citado no culto o texto de Joel 2:28: “E há de ser que nos últimos dias derramarei o meu Espírito sobre toda a carne”. Essa percepção foi reforçada por líderes religiosos da denominação, que enfatizaram a relevância do evento como uma proclamação de avisos espirituais para a humanidade.
Segundo o pastor Gerson Beluci Miguel, coordenador das igrejas Maranata na Europa, mais de 1 bilhão de pessoas foram impactadas diretamente pelo evento, um feito alcançado graças à contratação de emissoras de TV em diferentes continentes, incluindo regiões do Oriente Médio e Ásia. A transmissão também contou com tradução simultânea para mais de 30 idiomas, incluindo dialetos africanos, garantindo que a mensagem fosse compreendida por públicos diversos.
“O evangelho chega hoje até mesmo a países onde a Bíblia é proibida. A tecnologia tem sido uma grande aliada para levar a palavra de Deus às nações”, destacou o pastor. Esse avanço foi possível pelo uso de satélites e plataformas digitais que ampliaram a abrangência da mensagem.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO TROMBETAS E FESTAS
Experiências jovens transformadoras
Fiéis de diversas partes do Brasil vieram ao evento e compartilharam suas experiências marcantes durante o evento. Entre eles, a expressiva participação de jovens que trouxeram na bagagem sua energia, fé e compromisso.
Davi Ramos, 19 anos, de Campo Grande (MS), exemplifica esse papel de liderança jovem. Ele ressaltou a importância de os jovens compreenderem sua responsabilidade em viver e compartilhar os valores cristãos em um mundo marcado por desafios. “Os jovens são o futuro dessa nação. Temos um papel fundamental em levar a palavra de Deus adiante, especialmente agora, quando enfrentamos tantas adversidades. Sair daqui com mais certeza de que o Espírito Santo está preparando um povo apto é uma alegria indescritível”, afirmou Davi.
Já Ana Beatriz Batista de Alcântara, 25 anos, de Guarapari, destacou a renovação espiritual proporcionada pela celebração. “Não é a primeira vez que venho aqui, e toda vez é algo muito gratificante. Apesar de tudo que está acontecendo, temos uma grande esperança de um dia irmos para o céu. A importância é que podemos receber essa bênção e compartilhá-la com outros.”
Movimento Maanaim que toma força
No Brasil, milhares de fiéis da Igreja Cristã Maranata se reuniram em templos e lares, conectados por plataformas digitais, para celebrar o evento Trombetas e Festas, um dos mais significativos da comunidade. O encontro teve a participação de diversas autoridades, incluindo o coordenador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Fernando Rangel, membro da igreja desde 1972, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Domingos Talfner, além do governador do estado, Renato Casagrande, o vice-governador Ricardo Ferraço, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo e outras autoridades políticas de expressão.
O juiz Fernando Rangel destacou a dimensão espiritual e profética do evento. “O Trombetas e Festas faz parte do propósito da nossa missão, que é proclamar que o Senhor Jesus está voltando. Desde os primórdios da igreja, temos essa compreensão do plano profético de Deus em resgatar o homem”, afirmou.
Já Domingos Talfner ressaltou a importância do diálogo entre fé e sociedade, reconhecendo o impacto da espiritualidade na formação de valores e no fortalecimento da comunidade. “Eventos como este reforçam a unidade e o propósito que sustentam nossa convivência em harmonia. É emocionante ver tantas pessoas reunidas com um objetivo tão nobre: renovar a esperança e proclamar mensagens de paz e salvação”, disse Talfner.
O governador Renato Casagrande, presente na cerimônia, elogiou a organização do evento e reforçou o papel da fé como elemento de união entre as pessoas. A celebração reafirmou o compromisso da Igreja Cristã Maranata com a divulgação de sua missão e atraiu uma multidão em todo o Brasil, com grande repercussão nas plataformas digitais.
Um dos destaques também do evento foi a participação de mais de 500 músicos, que reforçaram a tradição musical da ICM. O louvor é uma marca registrada da denominação, considerado um elemento essencial para transmitir a mensagem espiritual de maneira acessível e tocante. “O louvor fala à alma e alegra o coração. É um ponto alto da celebração”, afirmou o pastor da Igreja Maranata em Marechal Floriano e coordenador da apresentação musical, Guilherme Augusto Littig.
Os líderes da igreja já planejam a edição de 2025, para dobrar o alcance do evento e continuar expandindo a mensagem para novas audiências. “Embora parecesse impossível, alcançamos nossa meta este ano. Vamos trabalhar para que ainda mais pessoas sejam impactadas no futuro”, concluiu o pastor Luiz Eugênio.
Uma missão: salvar vidas
Denise Santos, 62 anos, de Viana (ES), e Ana Jerusa da Silva, 52 anos, da Serra (ES), ambas enfermeiras, compartilharam vivências durante a celebração. Unidas pela profissão e pela fé, elas destacaram como suas jornadas espirituais e profissionais se entrelaçam, refletindo o desejo de levar cuidado e esperança às pessoas.
Denise contou como sua participação foi marcada por uma série de providências divinas que a permitiram estar presente. “Poderia ter ficado na minha igreja, ajudando diretamente como enfermeira. Mas, Deus abriu essa porta. Foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida pessoal. Durante o culto, só conseguia pensar: ‘Gostaria que mais pessoas sentissem o que estou sentindo agora’”, relatou emocionada.
Ana Jerusa complementou: “Saio daqui com a convicção de que quero prosseguir nessa obra do Espírito Santo, levando a mensagem de que Jesus Cristo existe. É gratificante saber que faço parte de uma igreja fiel, comprometida com os ensinamentos do Senhor”. Ambas reafirmaram o papel da profissão como uma extensão da missão divina, unindo cuidado físico e espiritual.
Iniciativas para o futuro
A Igreja Cristã Maranata tem se destacado por suas iniciativas sustentáveis, sendo a maior produtora de energia solar do Brasil com a implementação de usinas fotovoltaicas em seus templos ao redor do Brasil. Essas usinas, além de gerarem energia limpa e renovável, visam reduzir o impacto ambiental, alinhando os valores espirituais da igreja com a preservação do meio ambiente. O Sítio Esperança, na Serra (ES), é um exemplo desse compromisso, abrigando a principal usina fotovoltaica da igreja, que funciona de maneira contínua, contribuindo para o uso responsável de recursos naturais.
Foto: Divulgação
Preocupada também com a escassez de água, a Igreja Cristã Maranata investiu em uma Estação de Tratamento de Água de Reúso (ETAr) em 2014, capaz de tratar 6 litros de esgoto por segundo. A estação transforma efluentes em água potável para usos não sanitários, como limpeza de vias e descargas de vasos sanitários. Com essa medida, a instituição busca minimizar o desperdício de água e promover práticas sustentáveis, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos.
Além dessas ações, a Igreja Cristã Maranata tem se dedicado ao reflorestamento, como no Maanaim de Marechal Floriano (ES), onde um projeto ambiental envolve crianças e jovens da igreja no plantio de árvores.
REDES SOCIAIS E CANAIS DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
TV
TV MAANAIM – ABERTO VIA SATÉLITE:
- CANAL 126 – SIST. RO-EMBRATEL
- CANAL 85 – SKY LIVRE
TV MAANAIM – 24H
- APP DA RÁDIO MAANAIM
- youtube@IgrejaCristaMaranataOficial
TV MAANAIM – TV TERRESTRE
- CANAL 18.2 (ESPÍRITO SANTO)
TV MAANAIM – PORTUGAL – MEO
- CANAL 187
RÁDIO
RÁDIO MAANAIM – ON LINE
RÁDIO MAANAIM – SATÉLITE
- CANAL 381 – SIST.RO-EMBRATEL
RÁDIO MAANAIM FM – MG
- FM 100,3 – DINÍSIO – MG
REDES SOCIAIS
IGREJA CRISTÃ MARANATA
- instagram.com/igrejacristamaranata_oficial
- youtube.com/igrejacristamaranataoficial
- facebook.com/igrejacristamaranata
RÁDIO MAANAIM
0800 – PROJETO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL
BRASIL – LIGAÇÃO GRATUITA
- 0800 707-3076
EXTERIOR – WHATSAPP
- (+55) 27 99309-1405