EUA: Ciclone bomba causa deslizamentos de terra e pode atingir força recorde

Publicado em 25/10/2021 às 15:51

Compartilhe

101994


source
Ciclone Bomba se forma nos EUA
Metsul Reprodução

Ciclone Bomba se forma nos EUA

Um ciclone bomba se formou na costa Noroeste dos Estados Unidos causando tempestades, inundações e deslizamentos de terra desde sábado (23) no país. Em algumas regiões da Califórnia, já foram emitidas ordens de evacuação. De acordo com o Centro Nacional de Previsão Oceânica do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, a pressão mínima central do ciclone pode chegar até 942 hPa, valor correspondente a um furacão categoria 3 em ciclone tropical no Atlântico.

Conforme noticiou o Serviço Nacional de Meteorologia o ciclone pode se tornar o mais intensõ na região, superando o ciclone pós-tropical Harriet, de 1977, cuja pressão central mínima foi de 943 hPa. A califórnia também deve enfrentar um evento raro chamado rio atmosférico, que pode produzir chuvas fortes por períodos extensos.

A previsão de especialistas é de que os impactos mais fortes da tempestade sejam sentidos no mar, onde podem ocorrer ventos com força de furacão e ondas de mais de 6 metros.

O estado da Califórnia já tem sentido consequências notáveis do ciclone bomba, como queda nas linhas de energia, que já afetaram mais de 100 mil residências nesta segunda-feira (25). Em Washington, 50 mil casas foram afetadas, enquanto Seattle já registrou duas mortes após a queda de uma árvore.


O que é um ciclone bomba?

O ciclone bomba é uma versão simplificada do termo técnico bombogênese. Ele é definido por um sistema de brusca queda de pressão; quanto menos a pressão, maior a força e, consequentemente, maiores são as consequências. Geralmente, o evento causa tempestades, ventos de alta velocidade e nevasca em lugares de alta altitude.

Fonte: IG Mundo

Veja também

Festa-do-Morango

Um banquete de sabores com morangos nas montanhas

200-celulares

Mais de 200 celulares são recuperados na primeira etapa do Projeto Recupera

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva