Estudantes participam de aula de campo no Pico dos Três Pontões em Afonso Cláudio
Publicado em 24/06/2017 às 12:45
Os estudantes, da 2ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Itagiba Escobar, localizada no município de Cariacica, participaram, no dia 14, de uma aula de campo no Pico dos Três Pontões e no Museu das Grandes Guerras, ambos localizados em Afonso Cláudio. A ação teve como objetivo trabalhar as grandes guerras mundiais, o ecoturismo, a Mata Atlântica, as espécies de Bromélias Endêmicas e os demais componentes dos ecossistemas, além das relações interpessoais em grupo.
No Pico dos Três Pontões, os alunos participaram de uma trilha ecológica de seis quilômetros, onde o grupo pôde observar as Paineiras, os Musgos, os Liquens, a erosão diferencial, formação de Serra Pilheira, erosão esferoidal, os Alvéolos e a formação montanhosa da região de Afonso Cláudio. Quem acompanhou a turma durante a caminhada foi o guia e proprietário da pousada Cantinho dos Três Pontões, Itamar Arno Tesch.
Já no Museu das Grandes Guerras, os estudantes foram recebidos pela família do senhor Rolf Hoffman e puderam contemplar o acervo com mais de cinco mil peças utilizadas nos campos de batalhas, na primeira metade do século XX. No local, fardas, medalhas e equipamentos bélicos incorporam um cenário característico vivido por grandes personagens da história, como Hitler, Napoleão e o imperador prussiano Frederico, também conhecido como “O Grande”.
Segundo a diretora da escola, Elaine Cristina Rossi Pavani, esta ação contribui para melhorar a compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula. “A partir dessas informações colhidas nas visitas os estudantes são provocados a pensar cientificamente e a buscar formas de intervenções positivas para algum problema existente em sua comunidade”, pontuou.
O aluno, Matheus Muniz Souza, afirmou que a caminhada foi bastante produtiva e que ele aprendeu muito fazendo a trilha. “Achei muito legal, pois dificilmente temos aulas de campo assim. Vi uma planta que nunca tinha ouvido falar antes, e que só temos aqui no estado, a Bromélia Endêmica. Sem falar que com essa aula aprendemos a ver a natureza por outro lado, um lado mais verde e simples. Apesar de cansativo, o passeio valeu muito a pena, porque saímos do estresse da sala de aula”, explicou.