Estudantes de escola de Ponto Alto visitam cidade mineira de Ouro Preto
Publicado em 10/08/2018 às 19:41
O Programa Jovem de Futuro desenvolvido pelos alunos do EEEFM de Ponto do Alto, em Domingos Martins, vem aumentando e ultrapassando as limites do Espírito Santo. Após o intercâmbio de cartas com os alunos do EMEF de Alto Paraju, os estudantes da instituição visitaram a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, e já estão dando sequência na iniciativa.
A visita foi realizada entre os dias 27 e 29 do último mês de julho pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio. A viagem teve uma ajuda de custeio dos pais dos estudos, além de ser uma das etapas da iniciativa, que está ligada ao Projeto Ensino Médio Inovador (PROEMI).
Os estudantes foram acompanhados pelo diretor Marcelo Ribett e os professores da área das Ciências Humanas, Edimar Renzelmamm e Terezinha Aparecida Pereira da Silva; da área de Códigos e Linguagem, Cleuzimária Rodrigues; e da área da Ciência da Natureza, Tailor Raniere Waiandt.
O passeio, que foi todo guiado, ofereceu aos alunos uma noção de clara de como era a vida dos mineiros e escravos que lá trabalharam durante o período da mineração. A professora Terezinha Aparecida Pereira da Silva conta como foi à programação.
“Dentre os locais visitados, fomos a Mina Jeje, aonde tivemos a oportunidade de ouvir parte da história da mineração durante os séculos XVI e XVII, e visitamos o interior da mina, que é um ambiente frio e com espaço limitado”, relata à docente.
Além de igrejas, minas desativadas, os estudantes visitaram o Museu da Inconfidência e o Museu da Mineralogia, onde está “guardado” um pedaço da história do povo brasileiro. Também puderam ver de perto algumas construções antigas e imponentes, bem como senzalas frias e sombrias, onde muitos sobreviviam aprisionados, castigados e desumanizados.
No domingo (29), eles seguiram pelas ruas da cidade até a Estação Ferroviária de Ouro Preto, de onde trafegaram no trem turístico para a cidade de Mariana, distante cerca de 20 Km de Ouro Preto.
Terezinha falou sobre a importância da viagem. “Visitas como essa são extremamente enriquecedoras para o conhecimento da história do país, pois através delas podemos estar aprimorando as teorias estudadas e observando a realidade que ocorria na prática”, ressaltou a professora.
Documentário
Além do conhecimento de uma nova cultura, a visita possibilitou aos alunos a filmagem de várias paisagens que foram utilizadas na produção de um documentário que abordará diversas temáticas que foram propostas em sala de aula.
A professora Terezinha Aparecida falou sobre como essa experiência fortalece os alunos. “O trabalho é profundo em detalhes e abre um leque de oportunidades na formação dos nossos estudantes, que vivenciam experiências marcantes e enriquecem sua bagagem cultural”, finalizou a professora.