Estudantes de Domingos Martins vencem Jogos Escolares de tênis de mesa e avançam para etapa nacional

Publicado em 06/07/2024 às 09:06

Compartilhe

tenis-de-mesa-dm

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

No distrito de Paraju, em Domingos Martins, o tênis de mesa, esporte introduzido há menos de um ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Gisela Salloker Fayet, tem mostrado resultados significativos e está ganhando crescente destaque entre os jovens. Julia Hollunder Tonoli, 13 anos, foi campeã nas categorias infantil e juvenil, enquanto Amanda Stein Marques, 14 anos, conquistou o vice-campeonato em ambas as categorias nos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) no dia 23 de junho.

O duelo entre as colegas de escola foi emocionante, com Julia prevalecendo em ambas as finais. O resultado não apenas consagra o talento das atletas, mas também assegura suas participações nos próximos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e os Jogos da Juventude. Julia e Amanda representaram o Espírito Santo nas competições nacionais em Pernambuco, na categoria Infantil, e Paraíba, na categoria Juvenil, ainda este ano.

O que começou como uma brincadeira durante o recreio escolar acabou levando-as a representar a escola nacionalmente. Julia Hollunder Tonoli, bicampeã dos Jogos Escolares, expressou a gratidão pela oportunidade. “Foi uma experiência incrível. É uma honra ser campeã de um esporte tão novo na minha escola e poder mostrar o talento do interior em uma competição tão importante”, comenta.

Ao descobrir sobre o campeonato, a estudante do 8º ano, Amanda Stein Marques, decidiu se inscrever, motivada pela oportunidade de representar sua escola e Domingos Martins. Agora, ela está pronta para representar o Espírito Santo em outubro e novembro deste ano. “Chegar à final foi muito gratificante; ver a felicidade dos meus pais e amigos pelo meu esforço. Estou realmente feliz por poder representar minha escola e meu estado nesta competição”, disse Amanda.

O professor de educação física e treinador das atletas, Leandro Stein Amaro, que trouxe o tênis de mesa para a escola este ano, destacou os benefícios da inclusão de novas modalidades esportivas no currículo escolar. “Começamos observando os alunos durante o recreio e rapidamente identificamos talentos como os de Julia e Amanda”, afirmou Leandro.

Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino pública e privada do Estado, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte.

Os campeões do Estado seguem para as etapas nacionais. Entre setembro e outubro, em Recife, capital de Pernambuco, serão disputados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos de 12 a 14 anos (infantil). Em novembro, em João Pessoa, na Paraíba, acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com estudantes de 15 a 17 anos (juvenil). Confira o calendário completo aqui.

Link: https://sesport.es.gov.br/jees-calendario

Veja também

Rua do lazer

Homem é preso em flagrante por porte ilegal de arma em Domingos Martins

turismo 2

Espírito Santo comemora o Dia Mundial do Turismo com resultados positivos da Pesquisa de Inverno 2024

PEsquisa DM

Justiça eleitoral reafirma legalidade de pesquisa do Montanhas Capixabas sobre eleição em Domingos Martins

Economia

Movimentação econômica do cooperativismo cresce e chega a R$ 14,8 bilhões no Espírito Santo

Azeite de oliva

Mapa divulga lista de marcas e lotes de azeite de oliva impróprios para consumo

Governo ES

Operação Eleições 2024, coordenada pela Sesp, terá mais de 8 mil agentes de segurança empenhado

policia federal

PF intensifica ações de segurança nas Eleições Municipais de 2024

war-zone-landscape-with-apocalyptic-destruction

Israel afirma que o Hezbollah disparou aproximadamente 230 projéteis do Líbano contra o país