Estudantes de Domingos Martins vencem Jogos Escolares de tênis de mesa e avançam para etapa nacional
Publicado em 06/07/2024 às 09:06
Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação
No distrito de Paraju, em Domingos Martins, o tênis de mesa, esporte introduzido há menos de um ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Gisela Salloker Fayet, tem mostrado resultados significativos e está ganhando crescente destaque entre os jovens. Julia Hollunder Tonoli, 13 anos, foi campeã nas categorias infantil e juvenil, enquanto Amanda Stein Marques, 14 anos, conquistou o vice-campeonato em ambas as categorias nos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) no dia 23 de junho.
O duelo entre as colegas de escola foi emocionante, com Julia prevalecendo em ambas as finais. O resultado não apenas consagra o talento das atletas, mas também assegura suas participações nos próximos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e os Jogos da Juventude. Julia e Amanda representaram o Espírito Santo nas competições nacionais em Pernambuco, na categoria Infantil, e Paraíba, na categoria Juvenil, ainda este ano.
O que começou como uma brincadeira durante o recreio escolar acabou levando-as a representar a escola nacionalmente. Julia Hollunder Tonoli, bicampeã dos Jogos Escolares, expressou a gratidão pela oportunidade. “Foi uma experiência incrível. É uma honra ser campeã de um esporte tão novo na minha escola e poder mostrar o talento do interior em uma competição tão importante”, comenta.
Ao descobrir sobre o campeonato, a estudante do 8º ano, Amanda Stein Marques, decidiu se inscrever, motivada pela oportunidade de representar sua escola e Domingos Martins. Agora, ela está pronta para representar o Espírito Santo em outubro e novembro deste ano. “Chegar à final foi muito gratificante; ver a felicidade dos meus pais e amigos pelo meu esforço. Estou realmente feliz por poder representar minha escola e meu estado nesta competição”, disse Amanda.
O professor de educação física e treinador das atletas, Leandro Stein Amaro, que trouxe o tênis de mesa para a escola este ano, destacou os benefícios da inclusão de novas modalidades esportivas no currículo escolar. “Começamos observando os alunos durante o recreio e rapidamente identificamos talentos como os de Julia e Amanda”, afirmou Leandro.
Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino pública e privada do Estado, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte.
Os campeões do Estado seguem para as etapas nacionais. Entre setembro e outubro, em Recife, capital de Pernambuco, serão disputados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos de 12 a 14 anos (infantil). Em novembro, em João Pessoa, na Paraíba, acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com estudantes de 15 a 17 anos (juvenil). Confira o calendário completo aqui.