Estado inicia uso de vacinas heterólogas para aplicação de D2 contra a Covid-19

Publicado em 19/10/2021 às 15:40

Compartilhe

foto-vacina-10

Texto: Governo ES / Foto: Divulgação

Em virtude do cenário de escassez de doses da vacina AstraZeneca (Fiocruz/Oxford) e da ampla disponibilidade da vacina Pfizer/BionTech pelo Ministério da Saúde ao Estado, a Secretaria da Saúde (Sesa) passa adotar, a partir desta terça-feira (19), o uso de vacinas heterólogas para a complementação do esquema vacinal contra a Covid-19.

Seguindo a Resolução Nº 174 da Comissão Intergestores Bipartite, fica definido que pessoas que receberam a primeira dose (D1) AstraZeneca/Fiocruz recebam a segunda dose (D2) da vacina da Pfizer/BioNTech para completar seu esquema de vacinação, em caso de ausência do primeiro imunizante no município.

A D2 deverá ser administrada no intervalo adotado para o imunizante utilizado na D1. Vale ressaltar que, no Estado, o intervalo adotado para os esquemas vacinais com AstraZeneca e Pfizer são de oito semanas (56 dias).

A intercambialidade de vacinas, ou uso de vacinas heterólogas, é uma orientação do Ministério da Saúde, subsidiada por discussões realizadas na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis, por meio da Nota Técnica Nº6/2021, que aponta que “considerando dados indicando boa resposta imune em esquemas de intercambialidade, bem como dados de segurança favorável, considerando ainda a importância da segunda dose para assegurar elevada efetividade contra a Covid-19, opta por orientar que onde não for possível administrar a segunda dose da vacina com uma vacina do mesmo fabricante, seja por contraindicações específicas ou por ausência daquele imunizante no país, poderá ser administrada uma vacina Covid-19 de outro fabricante”.

Veja também

turismo-30-07-Foto-Divulgacao-Adeturi-tombo-papa-1

Itarana promove 6º Tombo da Papa: celebração da cultura e fortalecimento do turismo

mat-paga-30-07-esportes-pixabay-formula-1

Temporada de 2024 quebra marca de 12 anos na Fórmula 1

brasil-30-07-ft-Pedro-Reis-legiao-urbana

Última turnê de integrantes da banda Legião Urbana promete emoção

mar-paga-30-07-brasil-placa-rtx

RTX 3080, para voar nos jogos

mundo-30-07-fy-reproducao-portal-ig

Após reeleição de Maduro, protestos na Venezuela deixam mortos e feridos

cultura-30-07-ft-gov-es-Luciene-Francelino

Escritora capixaba lança livro ‘Crônicas de Resistência’, onde aborda a multiculturalidade brasileira

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

Comorbidades no autismo

policia-30-07-ft-policia-federal-notas-falsas

Polícia Federal do Espírito Santo apreende mais de R$15 mil em cédulas falsas