Estado de emergência para combater a influenza aviária é prorrogado no Espírito Santo
Publicado em 28/01/2024 às 06:00
Foi prorrogado por mais seis meses o estado de emergência para o combate a influenza aviária no Espírito Santo. O decreto n° 5454-R, que prorroga até o mês de julho o estado de emergência zoossanitária para combate à influenza aviária de alta patogenicidade foi publicado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo na última quarta-feira (24).
O primeiro decreto de emergência foi publicado em 26 de julho de 2023 e sua vigência acabaria hoje (27). A prorrogação foi decidida em reunião do Comitê Gestor de Enfrentamento à Influenza Aviária do Estado, composto por representantes de órgãos públicos da agricultura, saúde e meio ambiente e pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), que tem sede em Marechal Floriano, importante município na produção de aves no Estado.
A decisão do comitê visa intensificar as ações e medidas de prevenção, controle e contenção de riscos e danos, tanto à agropecuária quanto à saúde pública. Para o setor avícola, a emergência zoossanitária vem garantir proteção da avicultura comercial capixaba, importante segmento gerador de emprego e renda no Espírito Santo.
Fonte: Aves