Estação Ferroviária de Marechal Floriano completa 123 anos em 2023
Publicado em 13/05/2023 às 10:34
Hoje, 13 de maio, a Estação Ferroviária de Marechal Floriano completa 123 anos. Durante toda trajetória desde sua inauguração até a atualidade, a estação esteve presente em marcos da construção do nosso município, bem como foi e ainda é palco de eventos culturais, políticos, religiosos e sociais.
Inaugurada em 13 de maio de 1900 pelo presidente da Província do Espírito Santo, José Marcelino Pessoa de Vasconcelos, a Estação foi a chave para a mudança de nome da cidade. A partir desta data, a Vila do Braço Sul passou a ser chamada de Marechal Floriano, em alusão a Estação de Marechal Floriano.
Nos tempos atuais, o imóvel centenário comporta o Museu da Imigração, encarregado por receber turistas expondo a história da imigração do município, demonstração do acervo de fotos, objetos, documentos e outros itens de valor histórico relacionados à imigração, além de utilizar o patrimônio cultural como recurso educacional e de inclusão social.
Além de ser considerado um cartão postal da cidade, o Museu da Imigração é tombado como Patrimônio Histórico-Cultural, agregando ainda mais valor ao imóvel centenário que delineou a história de Marechal Floriano.
“A data de hoje é um grande marco para Marechal Floriano. Atualmente a estação ferroviária é tombada com patrimônio histórico cultural, tornou-se ‘O Museu do Imigrante’. O local atrai centenas de turistas que vêm nos prestigiar e enaltecer ainda mais a nossa cidade”, mencionou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt.
Autores e escritores da região se inspiraram na Estação para realizar textos e poemas, confira abaixo alguns destaques:
Fonte: Prefeitura Municipal de Marechal Floriano