Espírito Santo tem o primeiro caso confirmado da variante Ômicron
Publicado em 22/12/2021 às 18:07
Texto: Juliano Rangel
O Governo do Espírito Santo, através do secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, confirmou o primeiro caso de transmissão comunitária da variante Ômicron. O anúncio foi realizado na tarde desta quarta-feira (22), por meio de um vídeo divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
De acordo com o secretário, a pessoa que teve uma das cepas que causa a Covid-19 identificada em seu organismo é moradora da capital Vitória e esteve no Estado de São Paulo entre o final do mês de novembro e o início de dezembro. A confirmação veio após a coleta feita por um teste PCR.
Em sua fala, Nésio destacou que o governo estadual irá reforçar as medidas de fiscalização nas atividades que exigem a apresentação do passaporte da vacina e pediu que os municípios capixabas apresentem seu plano de fiscalização para evitar mais casos de contaminação.
O secretário também reforçou o comunicado da vigilância estadual que recomendou a suspensão das festas de ano novo, além das queimas de fogos de artifício e as grandes aglomerações de pessoas nestes momentos. “Ainda existem incertezas sobre a variante Ômicron que não suficientes para que a gente abra mão da prudência e das medidas preventivas para esse momento”, reafirmou o Nésio.
APELO À POPULAÇÃO – Durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (22), para veículos de comunicação das regiões Serrana e Sul do Estado, o governador Renato Casagrande destacou a importância da vacinação e do uso das máscaras, além de enfatizar o pedido para que as pessoas evitem as aglomerações.
Durante o seu relato, o secretário também frisou a importância de as pessoas estarem com o seu cronograma vacinal atualizado – com a primeira e segunda dose – e fez um apelo para as pessoas que não se vacinaram com nenhuma das duas doses.
Confira o comunicado completo do secretário no vídeo abaixo: