Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina contra a gripe e inicia nova estratégia de imunização
Publicado em 26/03/2025 às 08:21

Foto; Freepik
A Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu, nesta segunda-feira (24), a primeira remessa de vacinas contra a Influenza. O Espírito Santo foi contemplado com 116.000 doses, que serão distribuídas aos municípios para dar início à nova estratégia de imunização contra a gripe. A mudança, definida pelo Ministério da Saúde no último mês, inclui a vacina no calendário nacional de vacinação como dose de rotina para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos a partir de 60 anos e gestantes.
As doses estarão disponíveis em mais de 700 salas de vacinação em todo o estado. O objetivo da nova estratégia é garantir proteção contínua para esses públicos. No Espírito Santo, estima-se que 349.325 crianças, 680.000 idosos e 39.140 gestantes sejam imunizados ao longo do ano. A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário na vacinação de rotina contra a Influenza.
A Sesa recomenda que os municípios iniciem a oferta da vacina assim que as doses estiverem disponíveis em seus territórios, incluindo os públicos-alvo da estratégia especial de imunização contra a gripe. Em 2024, além dos grupos já contemplados, os trabalhadores dos Correios foram adicionados à lista.
Início da campanha para grupos especiais em 7 de abril
O Ministério da Saúde anunciou, na última sexta-feira (21), que a campanha especial de vacinação contra a gripe começará oficialmente em 7 de abril, com o “Dia D” de mobilização marcado para 10 de maio. Entretanto, os municípios podem iniciar a vacinação assim que receberem as doses.
A imunização contra a gripe será realizada em duas frentes: a estratégia de rotina, voltada para os grupos mencionados, e a estratégia especial. No Espírito Santo, a expectativa é vacinar 1.718.123 pessoas entre os grupos de rotina e os pertencentes à estratégia especial. O objetivo da campanha é reduzir complicações, hospitalizações e óbitos causados pelo vírus Influenza entre os públicos prioritários de 2025.
Grupos especiais contemplados
Entre os grupos especiais da campanha estão:
- Trabalhadores da Saúde
- Puérperas
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade)
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
- Funcionários do sistema prisional
- População privada de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
A vacinação contra a gripe deve ocorrer anualmente, pois os imunizantes são atualizados de acordo com as cepas circulantes para garantir proteção adequada. Em 2024, a vacina trivalente utilizada no Brasil inclui as seguintes cepas:
- A/Victoria/4897/2022 (H1N1) pdm09
- A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2)
- B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria)
Cenário epidemiológico no Espírito Santo
Até a 10ª semana epidemiológica de 2025 (encerrada em 8 de março), o Espírito Santo registrou 295 notificações de Influenza por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 37 casos confirmados e um óbito. Em 2024, foram 4.630 notificações, resultando em 501 casos confirmados e 51 óbitos ao longo do ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa