Espírito Santo fecha agosto com menor número de homicídios desde 1996

Publicado em 02/09/2023 às 08:00

Compartilhe

Espirito-Santo-fecha-agosto-com-menor-numero-de-homicidios-desde-1996

O Espírito Santo fechou o mês de agosto com o menor número de homicídios registrados, no período de oito meses, desde 1996, quando foi iniciada a série histórica. Com 60 mortes registradas em 31 dias, o Estado soma 633 assassinatos de janeiro a agosto, contra 661 em 2022, no mesmo intervalo de tempo. São 28 crimes a menos e 4,2% de redução.

No início deste ano, o Estado chegou a apresentar alta de 15% nos assassinatos. Apesar do começo difícil e violento, as ações da Segurança Pública, como operações, prisões qualificadas e combate às organizações criminosas, foram demonstrando seus resultados e a redução das mortes violentas foi gradativa, nos últimos cinco meses, sendo 83 casos em abril, 78 em maio, 71 em junho, 63 em julho e 60 em agosto.

Outro ponto a se destacar é que agosto de 2023 foi o melhor da série histórica de 27 anos. Em 2019 e 2020 este mês havia registrado 73 assassinatos. A região que contribui mais para a queda dos assassinatos é a Metropolitana, com 55 homicídios a menos que o ano passado e expressivos 15,5% de redução.

Cariacica e Vila Velha apresentam três meses consecutivos com números na casa de um dígito nos homicídios, durante um mês. Para locais que, há poucos anos, chegavam a registrar 20 a 30 mortes, essa é uma demonstração clara da evolução no quesito, apesar de Vila Velha ainda liderar o ranking de assassinatos do Espírito Santo, com 84 casos. Ano passado, no mesmo período, 109 pessoas já haviam sido mortas na cidade Canela Verde e a redução é de 23% até o momento.

Vitória, a Capital, apresenta empate de um caso, com 51 homicídios, mesmo número do ano passado. Viana já não registra mortes violentas há mais de dois meses. No Norte e Sul, também há redução, sendo 3,6% e 1,7%, respectivamente. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas para a melhoria nos resultados e preservação de vidas, dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

“Estamos buscando intensificar operações, fazer um trabalho integrado, de inteligência, em todo o Espírito Santo, com foco nessas organizações criminosas, que são o motivo maior dessas mortes. Cabe destacar que começamos o ano com números ruins, mas com todos os esforços, sempre agradecendo ao Ministério Público e Poder Judiciário pelo apoio, os mandados foram sendo expedidos, cumpridos e homicidas contumazes, além de líderes de facções, sendo colocados atrás das grades”, afirmou coronel Alexandre Ramalho.

O coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, ressaltou que a melhora dos números reflete diretamente o trabalho efetivo e coordenado das forças policiais capixabas. “A segurança pública é um desafio constante, que precisa de atenção, gestão, investimentos, ações e monitoramento de resultados rotineiramente. Mas é importante destacarmos que, diante desses desafios impostos dia a dia, as nossas instituições policiais têm demonstrado poder de resposta. Então, quando os números se mostram mais preocupantes, ações de inteligência, repressão e ostensividade, somadas aos robustos investimentos em proteção policial e social –  pilares do Programa Estado Presente -, resultam na diminuição dos homicídios, na preservação da vida e na retomada do processo de redução da criminalidade no cenário capixaba”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesp

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido