Espírito Santo encerra outubro com o menor número de homicídios dos últimos 28 anos
Publicado em 01/11/2024 às 13:47
O Espírito Santo encerrou outubro com o menor número de homicídios desde 1996 para o mês, registrando 72 mortes violentas, o que representa uma queda de 18 assassinatos em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado de 2024, a redução nos índices de homicídios já alcança 12,3%, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Todas as regiões do Estado apresentaram diminuição nos índices de crimes letais, com destaque para as áreas Metropolitana e Norte, que, juntas, registraram uma queda de 86 homicídios em 2024. As regiões Sul, Noroeste e Serrana também mostram reduções.
O governador Renato Casagrande comentou: “Ontem [31 de outubro] estivemos em Brasília discutindo com o presidente Lula e os governadores a PEC da Segurança Pública. Mostramos como nossa experiência no Espírito Santo levou o número de homicídios de 2.000 para menos de mil ao ano. Queremos terminar 2024, pela primeira vez, com menos de 900 homicídios.”
Álvaro Duboc, secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, ressaltou o impacto da ação integrada entre as forças de segurança e dos investimentos do Governo em equipamentos e na recomposição da tropa, que recentemente ganhou mil novos soldados.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, também enfatizou o empenho das forças policiais e os investimentos em inteligência e tecnologia. “Outubro reflete a continuidade das ações de Segurança Pública no Estado. Temos quase 100 homicídios a menos que em 2023 e caminhamos para o melhor resultado da série histórica. Agradeço a dedicação dos policiais que trabalham diariamente para proteger a população”, afirmou Damasceno.
Fonte: Governo ES