Espírito Santo é o estado que mais fiscaliza seu território de Mata Atlântica

Publicado em 30/05/2024 às 09:31

Compartilhe

geral-30-05-ft-freepik-mata

Foto: Freepik

Estado lidera o primeiro lugar, com 99,14% (2019 a 2023) no número de atendimento aos alertas emitidos, de acordo com MapBiomas.

Divulgado nessa terça-feira (28), em um evento nacional em Brasília, o Relatório Anual do Desmatamento – RAD 2023, produzido pelo MapBiomas, mostra o Espírito Santo com queda de 30,6% no número de hectares desmatados. O Estado também lidera o primeiro lugar com 99,14% (2019 a 2023) no número de atendimento aos alertas emitidos pelo MapBiomas, isto é, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), responsável pela defesa florestal da Mata Atlântica capixaba, é o órgão no País que mais monitora, fiscaliza e coíbe o desmatamento ilegal do seu território.

Esse é o segundo relatório nacional com dados oficiais divulgado nesta semana, que mostra o Espírito Santo com queda no número de desmatamento ilegal. O Estado lidera o primeiro lugar com 99,14% de resposta aos alertas, ficando bem à frente do segundo e terceiro colocados, sendo Paraná, com 66.32%, e Rio de Janeiro, com 55,20%, no número de respostas.

Outra novidade é que o Espírito Santo também recebeu três notas A no RAD 2023, que considera os seguintes quesitos na avaliação: Disponibilidade dos dados de combate ao desmatamento no portal da transparência – Autuações e embargos; Formato dos dados disponibilizados e Georreferenciamento dos dados.

Para o diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, o que coloca o Espírito Santo em destaque é a forma como o trabalho é levado a sério pelos servidores do Idaf. “A nossa equipe é extraordinária, além do conhecimento técnico que os servidores têm, o que deve ser reconhecido é a seriedade e o compromisso em que desempenham o trabalho de defesa das florestas. O esforço dessa equipe, aliado aos investimentos do Governo do Estado, reflete neste resultado positivo que conquistamos”, destacou.

Melhorias

Ainda de acordo com Leonardo Monteiro, o Governo do Estado investiu R$16 milhões para a compra de veículos do modelo 4×4, computadores e cinquenta drones para fortalecer as fiscalizações do Idaf e avança para a compra de um novo sistema de monitoramento de toda a vegetação do Estado.

“Em breve, o governador do Estado, Renato Casagrande, irá inaugurar a Central de Monitoramento de Florestas na sede do Idaf, com tecnologia de ponta como quatro workstations e um videowall, que facilitam o acompanhamento em tempo ágil de qualquer mudança na vegetação do Espírito Santo, que foi adquirida com o apoio do Ministério Público do Espírito Santo. Mais uma ferramenta que irá facilitar a identificação dos pontos de desmate e os infratores, dando celeridade aos processos”, ressaltou Monteiro.

Fonte: Idaf

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná