Espírito Santo é o estado com maior cobertura de doses de reforço em idosos

Publicado em 19/12/2021 às 07:41

Compartilhe

dose-de-reforco-em-idosos

O Espírito Santo é o estado brasileiro com a maior cobertura vacinal na dose de reforço em idosos acima de 60 anos. Levantamento realizado pelo site Poder 360, divulgado neste sábado (18), aponta uma cobertura vacinal de 66,6% para esse público, de acordo com dados referentes ao dia 9 de dezembro, disponíveis na plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.

No sistema próprio de atualização de doses aplicadas no território capixaba, a Plataforma Vacina e Confia, os dados são ainda mais animadores: nesta sexta-feira (17), o estado já havia alcançado a marca de 74,88% de cobertura na dose de reforço dos idosos, com mais de 440 mil doses aplicadas.

O governador do Estado, Renato Casagrande, lembrou da importância da estratégia de vacinação para o enfrentamento à pandemia no Espírito Santo: “Estamos realizando importantes campanhas de vacinação entre todas as faixas etárias e criamos o risco muito baixo, em que não temos mais restrições, e para se alcançar esse nível é necessária uma ampla cobertura vacinal da população. Quero agradecer à população que entendeu a importância da imunização, principalmente dos idosos”.

“Faço um apelo a quem ainda não tomou a dose de reforço para se imunizar antes das festas de fim de ano, quando costumamos encontrar amigos e familiares. Queremos ser o primeiro estado a alcançar 100% dos idosos imunizados com a dose de reforço”, acrescentou o governador.

Cobertura importante para Risco Muito Baixo

A cobertura de doses de reforço em 90% nos idosos é uma das metas estabelecidas para que as microrregiões capixabas alcancem o Risco Muito Baixo, de acordo com a Matriz de Risco do Espírito Santo, que passou a incluir esse grau de risco no último mês de novembro, e segue a estratégia do fortalecimento da resposta imune desse público ao novo Coronavírus (Covid-19).

Nove municípios capixabas já alcançaram a meta de reforço da imunização de idosos, de acordo com dados da Plataforma Vacina e Confia nesta sexta-feira (17): Venda Nova do Imigrante (94,48%); Laranja da Terra (94,26%); Santa Leopoldina (93,68%); Itaguaçu (93,06%); Governador Lindenberg (93,02%); Águia Branca (92,21%); Itarana (90,9%); Boa Esperança (90,03%); e Rio Bananal (90,01%).

As microrregiões Central Serrana, Sudoeste Serrana e Caparaó estão entre as mais próximas de alcançar a meta de vacinação na dose de reforço dos idosos e entrar no Risco Muito Baixo, uma vez que já alcançaram as demais metas, de 80% de cobertura de D2 na população acima dos 18 anos e de 90% na D1 em adolescentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

Capa-25

SERDIA beneficia pessoas com deficiência intelectual e autismo no sul do Espírito Santo

Close up of confident senior man brewer with self crafted beer in glass on wooden barrel on grey background. Owner of factory presented his products of brewing. Oktoberfest, drink, alcohol, industry.

Pesquisa realizada em programa da Fapes indica que óleo de lúpulo pode melhorar aroma das cervejas artesanais

WhatsApp Image 2024-11-25 at 11.36.26

Governo do Estado beneficia 29 municípios com entrega de 35 equipamentos agrícolas

estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-26_0

Anielle e Lula expressam pesar pelas mortes no acidente na Serra da Barriga

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição